Os Juros compostos e seu poder de multiplicação são aliados muito importantes dos investidores. Dessa forma, aprender sobre eles é fundamental para que você consiga escolher os produtos ideais para investir e aumentar o seu capital. Além disso, não compreender o seu funcionamento pode te prejudicar.

Existe uma famosa frase que circula pelo mercado financeiro que faz muito sentido:

“Os juros compostos são a oitava maravilha do mundo. Aquele que entende ganha. Aquele que não entende, paga.”

Há quem atribua esta célebre frase a Albert Einstein, um dos maiores físicos teóricos do século XX, porém não se sabe com exatidão quem é o autor. Mas a lição dela é clara: melhor investir para ganhar juros do que se endividar e pagá-los

O que são Juros Compostos?

São aplicações de juros sobre juros. Lembrando que juros é o rendimento que se obtém quando você empresta dinheiro por um certo período. Assim, os compostos somam e aumentam ainda mais o valor das aplicações, sendo uma ferramenta poderosa de geração de riqueza no longo prazo.

No sistema financeiro, as pessoas utilizam-nos para praticamente tudo, desde financiar empréstimos até balizar e aplicar multas por atrasos no pagamento.

Quanto maior o tempo de investimento, mais alto será o lucro, uma vez que a rentabilidade do valor vai crescer em progressão geométrica.

Como investir ?

Para que funcione de forma efetiva, você precisa reinvestir o rendimento de sua aplicação para que o patrimônio cresça de forma exponencial. Muitos investimentos permitem que ocorra a reaplicação automática dos rendimentos, fazendo com que os juros compostos aumentem a rentabilidade do investidor.

Em Renda Fixa, os juros compostos são utilizados em todos os investimentos, uma vez que enquanto você não resgatar, seu dinheiro estará rendendo juros sobre juros. Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCA), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Tesouro Direto são alguns exemplos.

Em Renda Variável também é possível usar os juros compostos. No entanto, os juros recebidos do investimento em Bolsa de Valores caem diretamente na conta, portanto é preciso reinvestir em novas ações ou cotas. Essa modalidade é muito utilizada na estratégia dos Dividendos e Fundos Imobiliários. Dessa forma, ao longo do tempo será possível aumentar a posição gerando lucro.

Está em busca da sua liberdade financeira? Faça como os mais de 12 mil associados do Clube Acionista e transforme sua situação atual. Tudo que você precisa para fazer bons investimentos está aqui!

Publicidade