Muitos investidores conservadores, temendo a volatilidade, optam por estratégias mais seguras, como por exemplo investir somente no Tesouro Selic. Contudo, ao evitar o risco, podem estar perdendo oportunidades significativas de crescimento a longo prazo. Lembrando que o rendimento está diretamente relacionando aos ativos escolhidos e ao período do aporte realizado.

Veja três exemplos distintos:

O investidor conservador, ao focar exclusivamente no Tesouro Selic vai observar a valorização do patrimônio sem, ou quase nenhuma oscilação. Assim, podendo duplicar o dinheiro em cerca de 10 anos.

Já o investidor moderado, pode tentar diminuir esse tempo para 8 anos. Alocando cerca de 20% em renda variável podendo chegar no objetivo mais rápido. Contudo, podendo enfrentar oscilações médias de 10% no patrimônio em determinados períodos e assumindo o risco de atrasar o processo.

Para o investidor agressivo, tem a chance de diminuir para 6 anos da duplicação do capital. Destinando cerca de 50% à renda variável, mas pode experimentar oscilações mais expressivas. Ou seja, com perdas no período de 45% aproximadamente, podendo atrasar consideravelmente o tempo estimado de duplicação do aporte.

O erro dos investidores conservadores

A reflexão que se estende aos conservadores é que muitos interpretam que seus perfis estão “errados” e que precisam “subir de categoria” para investir melhor. Já outros que aceitam sua condição atual com perfil conservador se limitam à inibição de qualquer movimento.

Para evitar riscos ficam parados e deixando passar oportunidades substanciais adequadas ao perfil conservador. Portanto, entenda que o funcionamento do mercado e as diversas alternativas para ganhar dinheiro não se limita exclusivamente aos outros perfis (moderado ou agressivo).

A estratégia ideal é buscar bons retornos a longo prazo, minimizando as chances de perda. O conceito serve para qualquer perfil. Para isso, é necessário encontrar um equilíbrio entre segurança e rentabilidade.

Ao compreender a relação intrínseca entre risco e retorno, os investidores conservadores podem maximizar seus ganhos dentro de suas prioridades. Assim, superando o receio ou estagnação inicial e explorando oportunidades que impulsionam o crescimento do patrimônio ao longo do tempo.

Para todos os investidores existem soluções, costumo resolver esse tema aos interessados em uma estratégia personalizada. Já para quem busca as principais recomendações para investir sugiro o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui

Publicidade