A GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciou o resultado consolidado do terceiro trimestre de 2021 (3T21), detalhando também suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia de Covid-19.

Todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre com o mesmo período do ano anterior. Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção “despesas operacionais”. As comparações são em relação ao terceiro trimestre de 2020 (3T20), exceto quando especificadas de outra forma.

Recuperação contínua da demanda: As decolagens da GOL cresceram 87,3% no terceiro trimestre, atingindo 53% dos níveis pré-pandêmicos em 2019. Isso foi possibilitado pelo aumento da taxa de vacinação. No 3T21, o Brasil atingiu o 4º lugar entre todos os países com mais vacinas administradas contra Covid-19, com aproximadamente 56% da população já totalmente vacinada.

Em resposta ao crescimento na demanda, a GOL está expandindo sua malha aérea, retomando os destinos regionais e atendendo novos mercados com grande potencial de turismo doméstico, como a nova rota de Congonhas (SP) para Bonito (MS) a partir de dezembro.

Em novembro, a GOL retomará os voos para Montevidéu, Cancún e Punta Cana, e os voos para Buenos Aires, em dezembro. Por meio da parceria ampliada com a Avianca, a GOL agora oferece oito novos destinos internacionais em sua malha por meio de Acordo de Interline: Aruba (AUA), Guatemala (GUA), Guayaquil (GYE), Quito (UIO), San José (SJO), San Juan (SJU), San Salvador (SAL) e Santo Domingo (SDQ).

No terceiro trimestre, os resultados do programa de milhagem da Companhia apresentaram maior atividade no mercado doméstico, com faturamento de R$ 624,2 milhões, 38,6% maior comparando-se com o 3T20 e apenas 1,5% menor em relação ao 3T19. O resgate de Milhas foi de 29 bilhões, 73,6% maior comparando-se com o 3T20 e 10,7% maior que o 3T19. A receita do resgate de Milhas foi de R$ 637,7 milhões, 65,8% maior em relação ao mesmo período no ano anterior, e maior em 7,0% em relação ao 3T19.

O saldo de receita diferida foi de R$ 2,1 bilhões no trimestre, aumento de 1,1% em relação ao 3T20 e de 25,4% quando comparado com o 3T19.

Programa de gestão de passivos: Esse programa foi executado ao longo dos últimos cinco anos para fortalecer o balanço patrimonial da GOL. A Companhia demonstrou a contínua disciplina neste trimestre com o exitoso lançamento de um Retap notes sênior garantidas no valor total de US$ 150 milhões, com juros de 8,0% ao ano e vencimento em 2026. A Moody’s atribuiu às notas uma classificação de B2. Os recursos da oferta serão usados para propósitos corporativos gerais, incluindo investimentos em Capex e capital de giro.

Em outubro, a Companhia refinanciou a sua exposição de dívida bancária de curto prazo no montante de R$ 1,2 bilhão, por meio da extensão da 7ª Série de Debêntures e da emissão de uma nova 8ª Série de Debêntures Simples Não-Conversíveis. Esse refinanciamento permitiu o retorno da Companhia ao seu menor endividamento de curto prazo desde o ano de 2014 (cerca de R$ 0,5 bilhão ao final do 3T21).

O programa de gestão de passivos da Companhia tem melhorado as métricas de crédito da GOL e permite à administração focar na redução de custos e no aumento das eficiências operacionais.

Como resultado das iniciativas de fortalecimento do balanço patrimonial, a Fitch aumentou a nota de crédito da GOL para B-.

Além disso, no 3T21 a Companhia amortizou cerca de R$ 518 milhões de dívidas. O vencimento médio da dívida de longo prazo da GOL, excluindo arrendamento de aeronaves e títulos perpétuos, é de aproximadamente 3,4 anos, com as principais obrigações já atendidas no fluxo de caixa da GOL. O próximo vencimento material de endividamento da GOL somente ocorrerá em julho/2024.

A relação dívida líquida (excluindo Exchangeable Notes e bônus perpétuos) sobre o EBITDA UDM ajustado foi de 9,7x em 30 de setembro de 2021, representando a menor alavancagem financeira entre os pares. Considerando os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, as fontes potenciais de liquidez da Companhia resultaram em aproximadamente R$ 6,1 bilhões de liquidez acessível.

Resultados do 3T21

O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 87,5% comparativamente ao 3T20, totalizando 5,9 bilhões (-46,6% vs. 3T19);

O Assento Quilômetro Ofertado (ASK) aumentou 82,4% em relação ao 3T20 (-45,7% vs. 3T19);

A GOL transportou 4,9 milhões de Clientes no trimestre, um aumento de 91,7% versus o 3T20 (-48,5% vs. 3T19);

A receita líquida foi de cerca de R$ 1,9 bilhão, um aumento de 96,4% em relação ao 3T20 (-49,5% vs. 3T19). As outras receitas (principalmente cargas e fidelidade) totalizaram R$ 147 milhões, equivalente a 8% das receitas totais;

A Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 26,31 centavos (R$), aumento de 7,7% em relação ao 3T20. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) foi 24,28 centavos (R$), aumento de 10,3% em relação ao 3T20;

O Custo por Assento Quilômetro Ofertado (CASK) foi de 36,64 centavos (R$), 15,9% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os custos incorridos estritamente relacionados aos voos operados (CASK ajustado) corresponderam a 21,66 centavos (R$), um aumento de 6,3%.

O EBIT ajustado foi de 338,1 milhões, correspondendo a uma margem de 17,7%, o que demonstra o restabelecimento das margens operacionais necessárias para suportar o crescimento da operação. O EBITDA ajustado atingiu 464,7 milhões, com margem de 24,3% evidenciando os bem-sucedidos esforços de sustentabilidade, com equilíbrio entre oferta e demanda;

O prejuízo líquido após participação de minoritários foi de R$ 0,9 bilhão, excluindo variações cambiais e monetárias, despesas líquidas não recorrentes, ganhos relacionados a Exchangeable Notes e resultados não realizados de capped calls;

Yield médio por passageiro de 29,8 centavos (R$), aumento de 7,3% em comparação ao 3T20, principalmente em função da otimização dos assentos ofertado e com potencial de contínua melhoria com a retomada dos passageiros corporativos no 4T21; s;

Taxa de ocupação média de 81,5%, um aumento de 2,2 p.p. em relação ao 3T20, principalmente em decorrência da prudente gestão de oferta, adicionando capacidade em equilíbrio com os sinais da demanda e as ferramentas de data analytics proprietária da GOL;

Utilização de aeronaves de 10,2 horas/dia, uma evolução de 52,2% em relação ao 3T20, consistente com a estratégia da Companhia de adicionar capacidade conforme os sinais da demanda;

Pontualidade de 96%, uma redução de 1,0 p.p. em comparação com o 3T20, de acordo com a Infraero e dados fornecidos pelos principais aeroportos; e

Geração de Caixa Operacional de BRL 2 MM/dia, incluindo entradas e saídas operacionais, pagamentos de arrendamento e serviço de dívida de capital de giro. Ao final do trimestre, incluindo os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, as fontes potenciais de liquidez da Companhia eram de aproximadamente R$ 6,1 bilhões de liquidez acessível.


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