Confira a análise da Genial Investimentos sobre as perspectivas para os Fundos Imobiliários com a retirada dos FIIs da reforma tributária. Além disso, os analistas também comentam sobre como a criação do Fiagro pode ter impactos no setor.

Genial comenta FIIs fora da reforma tributária

A tributação, além de prejudicar diretamente os pequenos investidores, também encareceria o funding para o mercado imobiliário. Somente no ano de 2020, os FIIs investiram R$ 30 bilhões na economia real, sendo o principal financiador do segmento de construção. A tributação reduziria fortemente esse fluxo para obter uma receita com impostos inferior a R$ 1 bilhão, o que deixou os FIIs fora da proposta de reforma.

Entretanto, a simples inclusão deste tema na pauta acabou abrindo brecha para que esse assunto possa voltar a ser discutido em algum momento no futuro, o que seria negativo.

Criação do Fiagro

O Fiagro, que foi inserido na mesma lei dos Fundos Imobiliários, tem alguns aspectos diferentes dos FIIs por considerarem questões da natureza (qualidade do solo, clima, chuvas, etc.), portanto cabe à CVM regulamentar estas especificidades. Isso pode melhorar a legislação aplicada aos FIIs e dificultar eventuais mudanças, como a tributação dos dividendos, por exemplo.

Na visão da Genial, o Fiagro fará para o segmento do agronegócio o mesmo funding que os FIIs fazem para o mercado imobiliário. Isso irá permitir que os grandes bancos públicos, que hoje são os maiores subsidiários desse setor, possam fazer empréstimos de forma mais eficiente, além de facilitar para que os agricultores tenham acesso a financiamento com taxas mais baixas, diretamente no mercado financeiro.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade.
Veja por aqui.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade