Explorando a Cosan

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
BTG

A empresa a ser explorada hoje é a Cosan (CSAN3), uma holding que recentemente chamou a atenção do mercado com suas iniciativas ESG e com a reorganização societária realizada.

A Cosan

A Cosan é uma holding comprometida com o desenvolvimento sustentável do Brasil e que, cada vez mais, investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira.

Com um portfólio único de ativos, uma gestão comprometida com excelência operacional e sustentabilidade em todas as ações, a empresa se tornou um dos maiores grupos econômicos do Brasil.

Atualmente seu portfólio reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores. São elas: Raízen, Compass Gás e Energia, Moove e Rumo.

Raízen

Criada a partir de uma joint venture entre a Cosan e a Shell, a Raízen é uma das quatro maiores companhias em faturamento, a segunda maior distribuidora de combustíveis do país, a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional.

A Raízen na área de combustíveis e também de energia, com seus principais destaques sendo:

Distribuição e comercialização de combustíveis: operação logística integrada e processos otimizados para percorrer uma ampla malha de distribuição de combustíveis em diversos modais e atender clientes industriais, de aviação e varejo, em todos os estados.

Varejo: comercialização de combustíveis por meio da marca Shell em mais de 6.500 postos espalhados por todo o Brasil.

B2B: atende empresas de diversos segmentos – transporte de cargas e passageiros, agrícola, minerador, ferroviário e industrial – e investe em ferramentas e no controle de frotas para garantir gestão inteligente e soluções integradas aos seus clientes.

Aviação: abastece as principais companhias aéreas com a qualidade e excelência da marca Shell e Shell Aeroclass.

Argentina: mais recentemente, a empresa adquiriu os ativos da Shell na Argentina. A marca está em 2º lugar em market share do país, com mais de 650 postos de combustíveis e um volume de vendas de 6 bilhões de litros de combustíveis ao ano.

Açúcar: maior exportadora individual de açúcar do mercado internacional. A empresa tem em seu portfólio, praticamente, todos os tipos de açúcares do mercado. Desde açúcares líquidos, refinados e cristais até orgânicos e o VHP (Very High Polarization), o tipo de açúcar mais exportado do país.

Etanol: gerado a partir da cana de açúcar e usado por indústrias de combustível, perfumes, bebidas, tintas, químicos e plásticos. A empresa é uma das primeiras brasileiras na produção comercial do Etanol de Segunda Geração (E2G), solução competitiva para atender à crescente demanda por biocombustíveis no Brasil e no mundo.

Bioenergia: maior produtora de energia gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar, com capacidade atual para abastecer uma cidade como a do Rio de Janeiro por um ano, por meio de uma fonte constante e previsível, que tem seu pico de produção justamente no período mais seco do ano, quando a matriz hídrica fica mais pressionada.

As principais vantagens competitivas da Raízen:

Vantagens Competitivas da Raízen. Fonte: Cosan Day.

Compass Gás e Energia

A Compass Gás e Energia é a empresa da Cosan que atua e investe em quatro segmentos de negócios, se estabelecendo como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no Brasil.

A Compass está estrategicamente focada em:

  • Distribuição de gás natural, por meio da Comgás, a maior companhia de gás encanado do país em termos de volume;
  • Infraestrutura e originação de gás, acessando a oferta competitiva de gás do pré-sal e importando GNL (gás natural liquefeito);
  • Comercialização de gás, otimizando o nosso portfólio de oferta e demanda criando diversificação, flexibilidade e competitividade; e
  • Geração térmica a gás e trading de energia elétrica, transformando gás em eletricidade.

As principais vantagens competitivas da Compass:

Vantagens Competitivas da Compass. Fonte: Cosan Day.

Moove

Uma das maiores empresas de lubrificantes do país, a Moove atua globalmente na produção e distribuição das marcas Mobil, Comma e outras marcas profissionais. O sucesso do modelo de gestão da Cosan levou a empresa a exportá-lo para países como Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Escócia, Inglaterra, Portugal e França.

Com capacidade produtiva de 3,5 milhões de barris por ano, a Moove conta com duas unidades fabris – uma no Rio de Janeiro (Brasil) e outra em Kent (Inglaterra).

No Brasil, a empresa tem como foco a produção e distribuição de lubrificantes da marca Mobil, a distribuição de óleos básicos. No exterior, comercializa a marca Mobil na América do Sul e na Europa. Com a marca Comma, está presente em mais de 40 países do continente europeu e da Ásia.

As prioridades estratégicas da Moove:

Estratégias da Moove. Fonte: Cosan Day.

Rumo

A Rumo é atualmente a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina. Oferece uma gama completa de serviços, com uma plataforma de transporte intermodal moderna e integrada, operando com 18 terminais, sendo 6 portuários e 12 de transbordo, mais de 1.000 locomotivas e mais de 25.000 vagões. Administra mais de 13 mil quilômetros de ferrovias, que passam pelos estados TO, GO, MT, MS, MG, SP, PR, SC e RS), interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.

Suas concessões ferroviárias atendem aos três principais corredores de exportação de commodities agrícolas, abrangendo uma área responsável por aproximadamente 80% do PIB brasileiro e por quase 70% do total de soja e milho produzido no País.

Estratégias da Rumo:

Estratégias da Rumo. Fonte: Cosan Day.

Os Principais Riscos

Os maiores riscos envolvendo a Cosan são:

A expansão do negócio da companhia por meio de aquisições e alianças estratégicas cria riscos que poderão reduzir os benefícios esperados com essas operações;

A empresa pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras;

A Cosan pode precisar de capital adicional no futuro para implantar sua estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, e isto poderá resultar em uma diluição da participação do investidor nas ações da companhia;

A empresa poderá realizar operações de hedge que envolvem riscos que poderão prejudicar o seu desempenho financeiro; e

As condições econômicas, políticas e outros fatores, bem como as medidas governamentais em relação a essas condições, podem afetar negativamente as atividades e resultados operacionais da Cosan, bem como o preço de mercado de suas ações.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
50,83 3,76 6,31% 1,62% 7,40% 3,57

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da Cosan estão afetados por um ano de 2020 que a pandemia prejudicou muito suas operações. Entretanto, mesmo quando pegamos uma base de comparação normal (2019), seus múltiplos não indicam nenhuma barganha.

A tese de investimento na companhia está pautada em um forte crescimento de suas operações, e o investidor que optar por uma compra de suas ações deverá confiar que a empresa conseguirá entregar o que está prometendo. Por fim, e válido destacar que a gestão da Cosan tem se provado altamente competente.

A opinião dos analistas

Os analistas da Guide Investimentos destacam o perfil diversificado e integrado da Cosan, assim como a eficiência na
alocação da capital do grupo.

Para a Mirae Asset, a recente aquisição da Biosev e seu processo de reestruturação devem impactar positivamente o crescimento nos próximos anos.

Quer conferir as teses completas? Acesse as Carteiras Mensais e veja o que cada corretora e casa de análise tem a dizer sobre a empresa.

Então, compro Cosan?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Cosan e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.