Publicidade

Competição Emergente: Brasil, Índia e México em foco

Tempo de leitura: ‍

Imagens Canva

Ao explorar alternativas de mercado, o dinheiro do investidor estrangeiro rumo aos países emergentes em busca de maiores retornos, atualmente está entre as seguintes opções: Brasil, Índia e México. Em um cenário global cada vez mais complexo, os investidores estão atentos não apenas aos ativos brasileiros, mas também a outros mercados.

Catalisadores Positivos e Riscos Potenciais do Emergentes

Como grande parte do dinheiro é proveniente do mercado norte-americano, o México se destaca como um grande beneficiário do “nearshoring”, em tradução livre, proximidade territorial. Assim, com exportações importantes impulsionadas por acordos comerciais específicos.

Setores como produção e petróleo estão se beneficiando, prevendo-se um cenário promissor com o possível ciclo de afrouxamento monetário. No entanto, o risco político, especialmente diante das eleições americanas e mexicanas, é uma preocupação, com a revisão do acordo USMCA e mudanças constitucionais em potencial. Isso explica a saída do BEWW39, Ishares MSCI México e TF, das principais recomendações.

A Índia, por outro lado, apresenta forte demanda doméstica impulsionada por estímulos governamentais e projeções otimistas de crescimento do PIB. Sua dimensão de mercado e liquidez superiores oferecem vantagens, mas as altas avaliações são um desafio, com índices de preço/lucro e preço/valor patrimonial acima das médias históricas, indicando uma possível reversão. Também perdendo algumas posições do topo das recomendações o BDR de ETF BNDA39, Ishares MSCI India ETF.

Perspectivas e Potencial de Crescimento

Para os investidores, a diversificação além do mercado brasileiro pode ser estratégica. Considerando as tendências globais entre emergentes, ajustar a alocação de investimentos para incluir a Índia e o México pode oferecer oportunidades de retorno a longo prazo.

Embora o Brasil mantenha uma opção atrativa para investimentos, explorar outras alternativas usando os BDRs de ETFs se tornar uma forma fácil e acessível de diversificação. Por ser uma alternativa nova, a liquidez o produto ainda é um risco, contudo, no viés de longo prazo a monitorar de perto é válido.

Com uma abordagem equilibrada e informada, você pode maximizar seus retornos em um ambiente de investimento global em constante evolução que remunera com dividendos cada vez que o o índice passa por atualizações.

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA
Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Duas potências do varejo para ter no radar

Duas potências do varejo brasileiro voltam ao radar após os números do 1T24: Arezzo (ARZZ3) e Lojas Renner (LREN3). Ambas passaram por um período crítico devido ao cenário macroeconômico e alguns fatores pontuais, como taxa de juros e enchentes no Rio Grande do Sul. Embora para alguns analistas os números

PCE dos EUA reforça corte de juros

Conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (26), pelo Departamento de Comércio dos EUA, o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE) do país, acelerou para 0,2% em junho ante maio. No mês anterior havia ficado em 0,1%. Assim, núcleo em 12 meses se manteve em 2,6% até

O mercado de ESG e onde investir?

Tudo que envolve sustentabilidade e ESG está no dia a dia e isso inclui o mercado, ou você acha que a pauta ainda está no nicho acadêmico ou em manifestos socioambientais? Não. Conforme diz uma reportagem do InfoMoney, “cada real aplicado em um ativo nos mercados financeiro e de capitais

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.