Publicidade

Tempo de leitura: ‍

2 minutos

Estratégia de Value Investing: o que é e como funciona

Imagens Canva

O Value Investing, ou Investimento em Valor, envolve uma estratégia no mercado financeiro que busca investir em ativos considerados subvalorizados em relação ao seu valor intrínseco. Essa abordagem foi popularizada por investidores renomados, como Warren Buffett e Benjamin Graham. Veja abaixo como funciona.

Como funciona o Value Investing

A base do Value Investing é a análise fundamentalista. Ou seja, envolve examinar as projeções financeiras de uma empresa, avaliar seu desempenho passado e futuro. Além disso, examinar seu modelo de negócios e compreender seu setor. Dessa forma, é possível encontrar ativos negociados por um preço inferior ao seu valor “intrínseco “justo”.

A pesquisa pode ser realizada por meio de indicadores fundamentalistas, como por exemplo: Price-to-Earnings (P/E), Price-to-Book (P/B), Preço-Valor Patrimonial (P/VP) e outros critérios específicos.

Sob o mesmo ponto de vista, vale considerar que a estratégia geralmente apresentam uma perspectiva de longo prazo. Pois acreditam que, com o tempo, o mercado recompensará os ativos subvalorizados, à medida que outros investidores reconheçam seu valor real.

Margem de Segurança

Um conceito fundamental no Value Investing envolve a margem de segurança. Significa que um investidor busca comprar um ativo com um desconto significativo em relação ao seu valor intrínseco. Assim, mitigando o risco de mercado e eventos imprevistos. Dessa forma, cada vez que o ativo desejado qualidade se desvaloriza além do nível já considerado subvalorizado, considera-se que o risco diminuiu e o potencial de retorno aumentou.

Portanto, a paciência precisa ser um aliado contínuo para quem investe na estratégia. Considerando aproveitar eventos de queda e esperar toda a inversão de ciclo. Até que o mercado reconheça o valor subjacente de seus investimentos, o que pode levar anos.

Vantagens e desvantagens

A estratégia de Value Investing tende a ter um risco menor, uma vez que os investidores buscam ativos subvalorizados que têm potencial para crescer. Por outro lado, a desvantagem está no tempo. Pois pode levar anos para acontecer e não há garantias para o fato.

Exemplos notáveis ​​de investidores em valor incluem Warren Buffett. Amplamente considerado um dos maiores investidores em valor de todos os tempos, e sua empresa Berkshire Hathaway, que mantém uma estratégia de longo prazo de investimento em valor em várias empresas.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Conselheiro do Portal Acionista e Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS e Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS. Contato WhatsApp por aqui.
Wealth Manager CEA
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Conselheiro do Portal Acionista e Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS e Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS. Contato WhatsApp por aqui.
Wealth Manager CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Leia também

Publicidade

Newsletter - Expresso Acionista

Ao preencher este formulário você está de acordo com a Política de Privacidade e Termos & Condições

Leia também

Publicidade

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.