Em 2021, o Brasil foi considerado o quinto país com o maior número de empreendedores do mundo, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), que considerou 47 países.

Um ano depois, o desejo de conquistar a independência financeira e laboral permaneceu em seis de cada dez brasileiros (60%) que sonhavam em ter seus próprios negócios, ainda de acordo com uma pesquisa da GEM, realizada em 2022 e divulgada em 2023.

Essa pesquisa mais recente, realizada em parceria com o Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), demonstrou que as pessoas querem investir na carreira autônoma e gerenciar seus próprios empreendimentos, visto que em 2021 esse número era de 46%.

Outro forte indicador desta tendência também se deu pelo recorde na abertura de micro e pequenas empresas (MPE): no primeiro trimestre de 2023, foi registrada a formalização de 214.413 MPEs. Isso corresponde a um aumento de 9,2%, em relação a 2022, e de 60,8%, comparado ao mesmo período de 2019.

Isso demonstra uma confiança na economia brasileira e a busca por alternativas para vencer o desemprego, que, segundo a PNAD Contínua, realizada pelo IBGE e divulgada no último dia 28 de julho, registrou uma queda para 8,3%, mas ainda atinge 8,6 milhões de brasileiros.

Mas, afinal, é mesmo vantajoso empreender no Brasil? Confira uma análise no decorrer da leitura!

As vantagens e desvantagens de empreender no Brasil

O empreendedorismo é uma escolha feita por diversos motivos, seja por necessidade, por herança ou pelo desejo de mais flexibilidade ou conquista de patrimônio. Independentemente da motivação, a autonomia também implica em alguns pontos importantes que você precisa saber antes de seguir por esse caminho.

A boa notícia é que, mesmo com os desafios econômicos do mercado brasileiro, o empreendedorismo continua em alta e tende a ganhar cada vez mais adeptos, motivados por alguns fatores listados pela Serasa Experian, como políticas públicas de incentivo, investimentos de empresas nacionais e internacionais, entre outros.

As principais vantagens de empreender são: ser o seu próprio chefe e ter liberdade na tomada de decisão, na criação, no desenvolvimento de estratégias e muito mais; trabalhar com o que você realmente gosta; maior possibilidade de ganhos financeiros e de rendimentos.

Além disso, o ambiente de negócios nacional possibilita um leque amplo de oportunidades para a empreitada, fazendo com que as pessoas possam iniciar sua jornada empreendedora de forma imediata, como ser Uber, por exemplo, ou explorar os diversos segmentos de atuação até encontrar o que mais lhe agrade.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas, e ser empreendedor não é sempre um glamour, pois existem alguns desafios do dia a dia, como gerenciar equipes, lidar com responsabilidades excessivas, sobrecarga de trabalho, diversos custos e riscos.

(Material enviado pela Conversion/Thaís Cal)

Publicidade