“No pain, no gain”.

A caminhada até os acertos pode vir com vários tombos no meio. Se você quer ganhar dinheiro, seja forte para aguentar a hora ruim, pois o mercado irá testar você. Na hora de investir é fundamental estar ciente de que errar é normal, assim como, acertar e ter que lidar com algumas quedas no curto prazo antes de ver o ativo realmente se valorizando.

Portanto, de formar quase que insistente, defendemos um portfólio diversificado. Com estratégias sob viés de proteção e outras servindo de linha de frente para retornos maiores.

Por este motivo, reunimos entre as Principais do Ano, Principais do Mês, Principais Dividendos e Principais SmallCaps algumas ações entre as mais sugeridas pelos analistas. Buscando cobrir durante o mês as atualizações através das notícias, preços alvos e se a as casas seguem ou não recomendando a empresa.

Veja que cada “divisão” serve para contribuir na escolha de diferentes ativos e níveis de risco. Algumas com viés de mais segurança (Dividendos, FIIs) e outras que representam mais risco (SmallCaps).

Assim, os últimos dias demonstraram a importância da observação de alguns detalhes que só nos atentamos em momentos que o mercado nos testa. Pois todo mundo é ótimo investidor em mercado que só sobe, o diferencial puro e verdadeiro está em como suas escolhas se comportam em mercado de queda.

Sendo assim, leve em consideração estes pontos:

  • Tenha sempre uma “reserva no caixa”.

Se o mercado cair muito você consegue recomprar a um menor preço os seus ativos. Nossa sugestão é que você sempre tenha ao menos a condição de recomprar entre 10% a 40% de seu ativos.

  • Diversifique.

Tanto em setores como entre as classes de ativos.

Não adianta ficar comprado em diferentes bancos (Itaú, Bradesco, Banrisul, Inter, Pan e etc) por entregarem um viés de “segurança” ou tudo em industria (Vale, CSN, Usiminas, Suzano, Klabin e etc) só pelo fato de que estão falando que possui potencial este ano.

A escolha de ativos precisa vir acompanha de critérios vinculados ao risco. Todos queremos ganhar dinheiro, mas entenda que isso implica risco, portanto uma forma equilibrada de fazer isso é: enquanto você escolhe uma empresa de alto risco, qual será o outro papel defensivo para equilibrar a carteira? Na prática, enquanto você escolhe uma SmallCap, qual ou quais empresas boas pagadoras de dividendos você vai escolher?

Este equilíbrio não precisa ser feito necessariamente entre as ações. Alguns optam relacionar FIIs (no viés defensivo) contra Ações para buscar mais retorno; ou Renda Fixa contra Bolsa. O importante aqui é, sempre leve em consideração a coerência de defender a sua Carteira de Investimentos.

O que você faz quando o mercado testa você?

O bom investidor entende e considera a irracionalidade da sazonalidade para encontrar bons ativos a bons preços. Não são apenas números as soluções de seus aportes. Mas raciocínio que segue rigorosamente um modelo de equilíbrio que protege dos riscos e, simultaneamente, permite ousadia para algumas tentativas de impacto.

Seguindo neste fluxo, quando você vê a sua carteira perdendo valor por alguns dias, você é capaz de tolerar a volatilidade?

É nessas horas que quem não tolera a volatilidade desmonta alguns investimentos por motivos muito mais emocionais do que racionais, atuando sempre no pior momento.

Então se você está na Bolsa, esteja preparado com um capital que possa ser usado para este fim e com a mentalidade ajustada, sabendo que o mercado irá testar você.

Por este motivo elencamos 2 pontos fundamentais para o bom investimento.

1- Entenda que as coisas demoram. Investimentos bons precisam de tempo para se materializar. Segundo Aswath Damodaran, o ato de investir é comprar algo por menos do que aquilo que vale. Portanto seguindo a tese, é coerente que se leve algum tempo para que o mercado veja que o preço do ativo está “errado” e o recoloque ao seu “preço-justo”.

2- A volatilidade é inevitável, em momentos de carteira no negativo não significa que a estratégia está errada. No curto prazo, os ativos se comportam de forma aleatória, essa flutuação precisa ser questionada se foi por motivo de preço ou de fundamento. Quando o preço cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Caso contrário, em mudanças de fundamentos, seja coerente em rever suas estratégias.

O mercado é simples, não significa que seja fácil. O bom investimento está acompanhado de uma carteira equilibrada, onde na linha de frente há um investidor que entende que a materialização dos lucros requer tempo.

Por este motivo nós (o Acionista) aproximamos do Foco do Mercado e Carteiras Recomendadas com Boletins, Carteiras e Principais Ações com as opiniões de vários especialistas entre corretoras e casas de análise.

Oferecemos Foco nas Agendas com agendas de Resultados, Assembleias e Proventos, para você estar por dentro de cada momento e se organizar.

Tudo isso em seu Painel, conforme a assinatura feita, contribuindo assim para uma criação de uma carteira sólida e com bons fundamentos.

Nossa principal sugestão quanto a isso é: Leia, compare e decida.

Se você vai seguir alguma carteira específica ou seguirá por conta própria usando algumas ideias externas, entenda os fundamentos dos ativos e não se esqueça que a concretização do esperado leva tempo.

Quer saber mais sobre algum ativo? Quer sugerir alguma pauta?

Entre em contato: [email protected]

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis