COPOM é a sigla para Comitê de Política Monetária, que é um órgão responsável pela definição da taxa básica de juros (Selic) no Brasil. O comitê é composto por oito membros, sendo seis deles do Banco Central do Brasil e dois do Conselho Monetário Nacional.

O objetivo principal é estabelecer a política monetária do país, buscando manter a inflação dentro das metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Para isso, o comitê se reúne a cada 45 dias para avaliar as condições da economia e decidir se a taxa de juros deve ser aumentada, reduzida ou mantida estável.

Como funciona o COPOM

A taxa Selic é utilizada como referência para diversas operações financeiras no país, como empréstimos, financiamentos e investimentos. Por isso, a decisão do COPOM tem um impacto significativo sobre a economia brasileira.

O comitê utiliza diversas informações e indicadores para tomar suas decisões, como dados sobre inflação, atividade econômica, mercado de trabalho, entre outros. Além disso, considera também as perspectivas para a economia no curto e no médio prazo.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Vantagens e Desvantagens

Uma das principais vantagens do COPOM é sua transparência e previsibilidade, o que permite aos investidores e empresários planejar suas atividades econômicas de forma mais segura. Além disso, a política monetária utiliza como ferramenta para controlar a inflação e manter a estabilidade econômica.

Por outro lado, a decisão do COPOM pode ter impactos negativos sobre a economia, especialmente em momentos de crise. Aumentos na taxa de juros podem desestimular o consumo e o investimento, prejudicando a atividade econômica e o emprego. Por isso, é importante que o comitê atue com cautela e leve em consideração todos os aspectos da economia ao tomar suas decisões.

Principais objetivos do Copom

Alcançar as metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Caso em um ano a inflação ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o BC deverá encaminhar uma carta aberta ao Ministério da Fazenda. Assim, explicitando os motivos do não cumprimento da meta. Também terá de explicar quais são as medidas para trazer a inflação de volta à trajetória predefinida, bem como o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.

Quem integra o Copom?

O Copom é composto pelos membros da diretoria colegiada do BC, isto é, o presidente e os diretores de política monetária, de política econômica, de estudos especiais, de assuntos internacionais, de normas e organização do sistema financeiro, administração, fiscalização e liquidações e desestatização. O presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.

Qual o formato do primeiro dia de reunião?

 Os chefes de departamento fazem suas apresentações técnicas sobre a conjuntura econômica e financeira. Eles fazem apresentações sobre dados da atividade econômica, mercado de câmbio, fluxos de capital, bem como as condições de liquidez do mercado monetário. Além disso, com dados recentes sobre as tendências da inflação introduzindo as questões discutidas no segundo dia.

Qual o formato do segundo dia da reunião?

Inicia-se com a análise das projeções para a inflação, baseadas em diferentes hipóteses para as principais variáveis macroeconômicas. Após essa avaliação, os diretores de política econômica e de política monetária apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo. Nesse sentido, fazem recomendações acerca da política monetária. Para concluir, os membros votam numa proposta final, objetivando sempre o consenso.

O Copom estabelece a meta da taxa Selic, e cabe à mesa de operações do mercado aberto do Banco Central manter a taxa Selic diária próxima à meta.

O que é o viés de taxas de juros? 

O Copom pode estabelecer um viés de taxa de juros de elevação ou redução), prerrogativa que autoriza o presidente do Banco Central a alterar a meta para meta taxa Selic na direção do viés a qualquer momento entre as reuniões regulares do Copom. O víeis é utilizado, normalmente, quando alguma mudança significativa na conjuntura econômica for esperada.

O Copom divulga outras informações sobre política monetária e inflação? 

Ao final de cada trimestre, o Copom publica o Relatório de Inflação, que analisa a conjuntura econômica e financeira no Brasil, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação. As previsões são exibidas por meio do “leque de inflação”, assim mostrando a distribuição probabilística. Dessa forma, enfatizando o grau de incerteza presente no momento de cada decisão. 

Fonte: Banco Central do Brasil

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade