Como tirar vantagem na temporada de resultados trimestrais em 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A temporada de resultados trimestrais logo estará a todo vapor. Empresas estarão divulgando seus números e resultados, fornecendo informações que irão permitir investidores decidirem onde ganhar dinheiro.

Os resultados trimestrais podem indicar mudanças significativas nos fundamentos de uma empresa, por este motivo, podem ocasionar alta movimentação nos preços das ações.

Portanto a forma de obter lucros é apostando em surpresas nos balanços corporativos.

Cuidado com os comportamentos…

Os preços das ações costumam apresentar importantes padrões de comportamento conforme apresentação dos resultados, sejam eles abaixo ou acima da expectativa do mercado, surpreendendo de alguma forma os investidores.

As comparações dos resultados trimestrais surgem conforme estimativas de analistas ou históricos de resultados. Portanto se os números estiverem superando as expectativas, o preço das ações tendem a se valorizar; por outro lado, se vier abaixo das expectativas, estarão sujeitas a cair. Fique atento!

Veja um exemplo bastante comum em temporada de resultados trimestrais:

Se uma empresa reverte lucro por prejuízo no período, a frustração do mercado pode levar as ações caírem.

Ou se uma empresa, que já vinha dando prejuízo, desta vez mostra que o decréscimo não foi tão grande como o anterior, pode gerar alguns movimentos de otimismo.

O lado oposto também pode se aplicar, ou seja, se uma empresa que vinha dando bons lucros passar a divulgar que o lucro no período foi inferior, as ações tendem a reagir.

Historicamente surpresas positivas podem gerar até 3% de oscilações em alguns casos.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é capa-clube.jpg

Venha conhecer o Clube Acionista, nossa nova plataforma que reúne tudo que você precisa para investir melhor em um só lugar.

A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação.

O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Um novo ambiente especialmente para você!


Confira alguns dados importantes que podem ajudar você a confirmar o bom investimento:

Ações de empresas de menor capitalização tendem a reagir de forma mais intensa aos resultados inesperados. Muito vista como oportunidade para os investidores com mais apetite ao risco.

Ações que estejam mais depreciadas em termos de múltiplos apresentam maior retorno com as “surpresas” do que ações que já estejam mais apreciadas.

Múltiplos: P/L (preço por lucro) ou P/VPA (preço por valor patrimonial). 

Olhar exclusivamente o resultado trimestral não é o mais indicado, ele pode dar uma oportunidade de curto prazo, mas para o longo é preciso observar outros indicadores para realmente confirmar a probabilidade.

As análises precisam estar em linha com a visão macro e outras abordagens fundamentalistas, como: crescimento de receitas, margens operacionais e retorno sobre o capital investido.

Desta forma você consegue evitar a frustração com ações que podem parecer atrativas só por causa de um resultado acima do esperado, mas que contêm más notícias, queda de receita, margens, retorno e outros fatores que impactam negativamente no preço da ação no médio prazo.


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.