Começando com o pé direito no mercado de ações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O mercado está mudando e é preciso se adaptar. A renda fixa tradicional não será mais a mesma e a renda variável já é a alternativa para buscar retornos. Sendo mais objetivo, o mercado de ações tomará, cada vez mais, o protagonismo entre as sugestões de investimento.

Começar porque quer, é diferente de começar porque é a única alternativa. Das duas, uma resposta: adapte-se conhecendo esta alternativa. Mas não é tão simples, o mundo da renda fixa e dos juros altos era muito mais bonito, porém infelizmente não é mais uma realidade hoje.

Portanto, se você quer fazer seu dinheiro render o que ele rendia antes, terá que partir para um mercado de renda variável. Neste caso, estamos falando da Bolsa de Valores como uma destas alternativas (o mercado de ações).

Iniciar-se nesse mercado requer algum conhecimento, adaptação e constante eliminação de dúvidas. Primeiramente, solucionando um primeiro impasse: investir para aumentar patrimônio ou para ter uma renda extra.

Para ajudar você a definir essas escolhas criamos uma série chamada Trilha do Investidor e uma das etapas se trata justamente deste tema: #4 – Renda ou Patrimônio? A decisão que define caminhos

Quando falamos em começar com o pé direito no mercado de ações é sempre melhor iniciar da maneira mais conveniente para você e não sob algum tipo de pressão aceitando oportunidades só porque não se sabe por qual caminho trilhar. Afinal, de maneira bem simples, os trilhos destes caminhos passam pelo mesmo lugar: ganhar dinheiro.

Logicamente, com o passar do tempo, o impasse precisará ser resolvido. Pois assim você conseguirá orientar melhor o rumo do seu dinheiro.

Como estamos falando de mercado de Bolsa, é ideal você começar pensando em montar uma carteira de ações. Ou seja, seria a escolha de uma seleção de ações de diferentes empresas. O mais aconselhável é que seja de diferentes setores.

Neste momento o impasse volta a aparecer. Pois você pode optar por ganho de capital ou pode buscar rendimentos periódicos, através de empresas que distribuem dividendos.

Para começar com o pé direito você não precisa decidir isso, ainda. O mais importante é que se entenda como ganhar dinheiro com ações, descobrindo a natureza de uma empresa.

O pé direito nas ações

Quando você compra a ação de uma empresa, você espera lucros, dinheiro no bolso. Portanto ou por consequência, você também espera que a empresa dê bons resultados e siga crescendo.

A empresa gerando lucros e atingindo bons resultados pode escolher entre dois caminhos: usar o dinheiro para investir e seguir crescendo ou distribuir estes lucros aos seus acionistas.

Empresas em forte crescimento não costumam distribuir dividendos, pois estão reinvestindo para seguir crescendo. Já as que estão mais consolidadas possuem mais capacidade para entregar seus lucros.

Deste modo, é possível separar as empresas da Bolsa em dois grupos: as que costumam distribuir seus lucros e as que estão em expansão.

Portanto, o primeiro grupo, reúne empresas com capacidade de fazer uma grana entrar na sua conta de forma mais constante. Sabendo desta informação e talvez interessante opção, possuímos a Assinatura Premium para ajudar a rastrear quais empresas são essas, direto nas áreas Principais Recomendações.

O outro grupo abraça as Carteiras Recomendadas para encontrar boas ações com potencial de crescimento, talvez sem entregar lucros com dividendos, mas entregando resultados com a valorização dos preços das ações.

Novamente o impasse volta a aparecer…

Fique tranquilo, as ações não são exclusivamente uma ou outra. As que distribuem dividendos podem se valorizar, mesmo distribuindo seus lucros. Assim como, as empresas que estão com fortes projetos de crescimento também podem distribuir seus lucros.

As ações da Itaúsa (ITSA4) nos últimos 5 anos se valorizaram mais de 216% e costumam distribuir dividendos.

Convencido de começar a comprar, talvez a dúvida de como montar uma carteira apareça. A solução está ligada a sua capacidade financeira.

Sem enrolação, o jeito mais prático é saber se se sua renda supera seus gastos. Antes de começar a investir na Bolsa, você precisa de uma reserva de emergência e algum dinheiro investido em outro investimento seguro.

Para ter sucesso no mercado de ações você não pode ter pressa de ganhar dinheiro, essa é uma frase de Warren Buffet, que reforça a ideia de que o longo prazo pode lhe dar os melhores frutos.

Para finalizar, no processo de comprar de suas primeiras ações, opte por empresas mais estáveis e consolidadas no mercado, ao menos no início. Pois os preços das ações costumam não se movimentar tanto e isso fará você evitar algumas dores de cabeça em caso de quedas “repentinas”. Na medida que  você vai aprendendo e tomando mais conhecimento, movimentos mais ousados passam a ser mais coerentes.

Sinceramente… dores de cabeça e as quedas “repentinas” neste mercado não vão desaparecer na medida que você adquire conhecimento.

A diferença está na experiência, no entendimento dos porquês e na consciência sobre o que fazer em determinado momento. Portanto, comece aos poucos, observe o mercado, pense no longo prazo e aproveite para ser Acionista Premium.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.