Publicidade

Barômetros Globais ficam estáveis em dezembro

Data da publicação

Empresa autorizada a distribuir informações financeiras das principais bolsas de valores do mundo. Reconhecida por sua tradição e excelência em captar cotações de ativos não negociados em bolsas, através de seu núcleo de Captação e Monitoração de Mercado. Disponibiliza, também, de forma ágil e rápida, notícias e análises relevantes para o mercado financeiro, produzidas pela Enfoque e seus parceiros.

Data da publicação

Após caírem expressivamente ao longo do segundo semestre de 2021, os Barômetros Econômicos Globais ficam relativamente estáveis em dezembro. O Barômetro Coincidente interrompe a sequência de queda iniciada em julho, enquanto o Barômetro Antecedente registra a sétima queda consecutiva, mantém-se abaixo dos 100 pontos e expõe as dificuldades de manutenção do ritmo de retomada da economia mundial. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Barômetro Econômico Global Coincidente sobe 0,5 ponto em dezembro, para 107,1 pontos. O Barômetro Econômico Global Antecedente recua 0,4 ponto, para 95,7 pontos, menor nível desde julho de 2020 (83,2 pts.). O resultado positivo do Barômetro Coincidente foi determinado exclusivamente pela região da Europa, enquanto o resultado negativo do Barômetro Antecedente foi influenciado pela Ásia, Pacífico & África e pelo Hemisfério Ocidental.

‘Enquanto o avanço do Barômetro Coincidente demonstra estabilidade do nível de atividade na maior parte das regiões ao final de 2021, o novo resultado negativo para o Barômetro Antecedente incorpora os efeitos do aumento da incerteza em relação ao futuro imediato. Apesar da extensão da ameaça colocada pela nova variante do Coronavírus ainda não ser completamente conhecida, novas restrições à mobilidade já vêm sendo adotadas em alguns locais. Esse fato pode retardar a solução dos problemas nas cadeias de suprimento de insumos, cujas pressões sobre preços já estão disseminadas, resultando em sinalizações de política monetária contracionista em vários países’, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Barômetro Coincidente – Indicadores de regiões e setores

A Europa é a única região a registrar evolução positiva de seu indicador coincidente em dezembro. Os indicadores das demais regiões ficaram estáveis. Todas as regiões ainda registram indicadores acima do nível médio histórico de 100 pontos. O gráfico 2 do Press Release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.

Entre os indicadores setoriais, apenas Indústria e Comércio sobem em dezembro, enquanto os demais registram queda. Com o resultado, o indicador do Comércio passou a ser o maior entre os indicadores setoriais, algo que não acontecia desde outubro de 2019.

Barômetro Antecedente – Indicadores de regiões e setores

O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial em três a seis meses. Os indicadores antecedentes das regiões da Ásia, Pacífico & África e Hemisfério Ocidental contribuem negativamente para a evolução do Barômetro Antecedente (-0,4 ponto) em 0,5 e 0,4 ponto, respectivamente. A Europa foi a única região a contribuir positivamente, em 0,5 ponto. Todas as regiões registram indicadores antecedentes inferiores a 100 pontos em dezembro.

Houve queda em três dos cinco indicadores antecedentes setoriais em dezembro: Serviços, Construção e Indústria. Os indicadores do Comércio e da Economia Geral (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais) subiram no mês. Com os resultados, o Comércio continua sendo o setor mais otimista no curto prazo, Construção e Serviços registram nível que reflete moderação e os indicadores da Indústria e da Economia giram abaixo da média histórica de 100 pontos, sinalizando tendência de enfraquecimento.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Autor

Empresa autorizada a distribuir informações financeiras das principais bolsas de valores do mundo. Reconhecida por sua tradição e excelência em captar cotações de ativos não negociados em bolsas, através de seu núcleo de Captação e Monitoração de Mercado. Disponibiliza, também, de forma ágil e rápida, notícias e análises relevantes para o mercado financeiro, produzidas pela Enfoque e seus parceiros.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.