A Azul Linhas Aéreas concluiu acordo coletivo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para, pelo período de 18 meses, a partir de julho, reduzir jornada de trabalho e de salários de seus pilotos, copilotos e comissários de bordo.

A cia, em contrapartida, garantirá a estes funcionários a estabilidade durante o tempo enquanto a medida for válida.

A Gol fechou um acordo similar pelo sindicato no dia 4. E a SNA ainda está negociando com a Latam.

Para a Azul, os tripulantes terão nos próximos 9 meses uma redução na remuneração fixa de 45%, com diminuição proporcional na jornada. O percentual de redução passa para 35% no segundo trimestre de 2021, para 30% e 25% nos trimestres seguintes.

A folha de pagamentos, para as aéreas, é a segunda maior despesa operacional, depois dos combustíveis. E a Azul possui capacidade para operar 1 mil voos por dia e empregar 14 mil tripulantes. No entanto, em julho, irá operar em torno de 240 voos por dia.

Impacto: Positivo. A companhia tomou tal medida visando proteger ainda mais seu caixa durante o período de crise. A folha de pagamentos para a companhia é sua segunda maior despesa operacional, e como a Azul estará operando com capacidade inferior a que ela consegue nos próximos meses, acaba sendo preciso implementar ideias como esta.

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