Habilidades como assertividade, coragem, autenticidade e curiosidade foram identificadas como fundamentais na construção de organizações mais diversas e inclusivas.

De acordo com uma nova pesquisa da consultoria RedThread Research em parceria com a plataforma de upskilling Degreed, as principais habilidades, por grupo de funcionário, para conduzir uma cultura de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento são:

  • Habilidades individuais do funcionário para agir com autenticidade: coragem, autenticidade, conhecimento de dados, reconhecimento de padrões, gerenciamento de ambiguidade e capacidade de empoderar as pessoas;
  • Habilidades de gerenciamento para explorar novas ideias: curiosidade, influência, negociação e coragem;
  • Habilidades de líder sênior para impulsionar a mudança: flexibilidade mental, construção de relacionamento e assertividade.

Ainda segundo o relatório, duas habilidades foram encontradas em todos os funcionários em todas as organizações com altos índices de diversidade: risco calculado e comunicação não verbal. 

A diversidade está na agenda da diretoria de muitas organizações líderes no mercado. As habilidades são um componente necessário, mas muitas vezes esquecido, para atingir as metas de diversidade. De acordo com o relatório, as empresas que promovem uma maior diversidade têm 81% mais chances de ter maior satisfação do cliente e os funcionários têm 45% mais chances de permanecer em suas organizações.

É possível baixar o relatório completo em inglês

“As abordagens tradicionais para melhorar os índices de DEIB (sigla para Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento em inglês) falharam em muitas empresas. Esses novos dados de habilidades em organizações inclusivas podem ser o catalisador que finalmente conduzirá a mudança. E o que é realmente empolgante é a capacidade de ação não apenas para o RH, mas em todo o negócio e para todos os níveis de trabalho, porque é apenas tornando as práticas de DEIB parte das operações holísticas de negócios que a verdadeira mudança sistêmica ocorrerá”, afirmou Susie Lee, Vice-presidente Sênior de Transformação de Negócios Globais e Diretora Executiva de DEIB da Degreed.

Janice Burns, Chief People Officer da Degreed disse: “Os benefícios para os negócios e a sociedade de ter organizações mais inclusivas agora são bem conhecidos, mas pouco foi feito em termos de medidas práticas que os líderes podem realizar além da contratação de talentos mais diversificados. Estou animada para ver o impacto que este relatório inédito da RedThread pode ter em impulsionar a mudança nos esforços de DEIB nas equipes de RH e na comunidade empresarial mais ampla — o relatório dá a todos uma maneira tangível de construir as bases para uma organização inclusiva, uma habilidade de cada vez.”

Por dentro da Pesquisa

O relatório “Activating for DEIB” (“Ativando para diversidade, equidade, inclusão e pertencimento”, em tradução livre) é resultado de seis meses de pesquisa qualitativa e quantitativa que teve início em março de 2021. Começando com uma revisão exaustiva da literatura de 60 artigos, conduzimos então uma extensa coleta de dados qualitativos, incluindo duas mesas redondas de 80 minutos que ocorreram em abril e maio de 2021, com 43 e 31 líderes, respectivamente, representando RH, DEIB e aprendizagem na primeira mesa-redonda, e funcionários de todas as funções na segunda mesa-redonda. A RedThread Research também conduziu entrevistas de 60 minutos com 20 líderes de RH, DEIB e de aprendizagem.

Para coletar os dados quantitativos, uma pesquisa de 211 itens foi realizada de junho a julho de 2021 cobrindo dados demográficos organizacionais e individuais, desempenho organizacional e individual, DEIB, importância e eficácia das habilidades e outros fatores que poderiam influenciar as habilidades e os índices de DEIB. Um total de 1.044 respostas válidas foram coletadas.

Para a parte de habilidades da pesquisa, a RedThread Research começou com uma lista de cerca de 100 habilidades/competências/comportamentos que foram identificados como críticos durante a parte qualitativa da pesquisa. Com base em sua própria taxonomia, a RedThread Research agrupou as habilidades em “pessoais”, “interpessoais” e “técnicas” e, em seguida, reduziu a lista para 48 habilidades distintas que não tinham nenhuma sobreposição e que atendiam a quatro critérios:

  • Granular;
  • O que um funcionário faz (vs. como um trabalho é feito);
  • Uma habilidade aprendida;
  • Transferível dentro e entre organizações.

Na pesquisa, os entrevistados foram questionados a identificar se uma habilidade era importante para eles como indivíduos, seu gerente e seu líder mais sênior para criar uma cultura de DEIB.

No decorrer da análise, a RedThread Research criou um índice DEIB, que incluiu seis questões destinadas a medir os índices de DEIB. Esses itens incluem:

  1. Minha organização representa um grupo diversificado de pessoas (por exemplo, raça, gênero, idade, deficiência, sexualidade, educação, religião, etc.);
  2. Pessoas de todas as origens e com uma variedade de identidades têm oportunidades iguais de avançar na minha organização;
  3. Sinto-me respeitado pelos meus colegas;
  4. Sinto que minha formação e identidade únicas são valorizadas em minha organização;
  5. Sinto uma sensação de pertencimento à minha organização;
  6. Sinto-me incluído nas discussões e decisões que impactam meu trabalho.

A RedThread Research chegou às suas conclusões combinando percepções dos fluxos de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Fonte: Release enviado pela Assessoria de Imprensa da Degreed.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis