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‘Aluguel nos faz transferir lojas para a rua’, diz Rolf Buddemeyer

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“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

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À frente do conselho da fabricante de produtos de cama, mesa e banho Buddemeyer, Rolf Buddemeyer conta que a inflação dos aluguéis está levando a empresa a transferir as lojas da marca Casa Almeida de shoppings para as ruas. “O custo de operação na rua corresponde a 35% do de uma loja em shopping.” Apesar da pressão de custo, ele espera crescer 25% sobre o ano passado, quando faturou R$ 359 milhões.

 

A pandemia propiciou um consumo maior de produtos da nossa categoria. Agora, as pessoas devem gastar mais com viagens. Então, há dúvidas sobre como vai ser para o setor. Mesmo assim, estamos otimistas, porque há expectativa de que as pessoas continuem investindo em suas casas.

 

Antes da pandemia, o grupo estava ampliando a rede de lojas físicas com a marca Casa Almeida. Como ficou esse projeto?

 

Vamos continuar ampliando a rede, mas substituindo lojas de shopping por unidades de rua em função dos custos. A correção do aluguel foi muito forte. Por mais que você negocie o preço, é difícil para o shopping abrir mão de algo que está no contrato. Hoje, temos 14 lojas, sendo oito em shoppings. No próximo ano, vamos levar para a rua umas duas lojas que estão em shoppings.

 

Quão mais caro é manter uma loja em shopping? As vendas nesses centros não compensam a diferença de custo?

 

Ainda que o custo de operação na rua seja maior – tem de ter mais segurança, por exemplo -, ele corresponde a 35% do total do de uma loja em shopping. É claro que loja de rua demora mais para fixar ponto. Em shopping, em dois anos você está estabelecido. Na rua, são três ou quatro anos. O difícil da loja de rua é achar o ponto certo. Mas ainda vale a pena.


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