Métodos de medição são necessários em muitas aplicações.

Oferecemos na Grant Thornton a avaliação dos Indicadores de Economia Circular do seu negócio com assessoria na gestão dos mesmos buscando a melhoria contínua dos respectivos resultados.

Os indicadores de economia circular devem ser planejados e aplicados em algumas etapas do ciclo de vida útil do produto e serviço oferecidos. Desde a sua concepção, que inclui o design e ainda a seleção de materiais, o acompanhamento do progresso com indicadores de desempenho, a base para apoio à tomada de decisões internas e outras. Estas medições geram impactos em fatores críticos de sucesso para os negócios, como por exemplo as escolhas de investimentos a serem realizados.

Essas diferentes etapas exigem diferentes tipos de métricas, com base em um conjunto de dados variados

Temos atualmente várias linhas de indicadores de medição da circularidade dos produtos, serviços e negócio em desenvolvimento ao redor do mundo

As medições da circularidade dos fluxos de produtos e serviços não são diretrizes necessariamente decisórias nos negócios de forma isolada. Deve-se considerar várias outras como por exemplo as diferentes regulamentações nas variadas realidades econômicas, ambientais e sociais que conhecemos ao nosso do planeta. Este fator da regulamentação direciona a viabilidade dos modelos de negócios, os riscos relacionados, a equidade social dos impactos da atividade das variadas indústrias, dentre outros aspectos.

As metodologias relacionadas à circularidade em desenvolvimento procuram fornecer ao usuário um quadro de referência para discutir quanto circular é um produto, serviço e negócio. Proporciona também a discussão dos impactos da circularidade em outras diretrizes estratégicas dos outros objetivos do negócio.

É necessário avaliar quais métricas são mais adequadas diante das diferentes opções para os modelos de produtos, serviços e negócios. Por isso, é preciso ter muito cuidado quando comparar os indicadores de circularidade com outros indicadores de negócio para garantir que as métricas estão calculadas numa base de dados adequada e que as análises considerem também o contexto das questões avaliadas.

Diante de tudo isso, é importante percebermos a relevância dos indicadores de economia circular na transição que busca a transição para um modelo econômico mais sustentável, fornecendo informações essenciais, orientando ações e promovendo a colaboração entre diferentes partes interessadas.

Pode me procurar para conversamos melhor sobre este assunto.

Até breve.