“Toda crise traz oportunidades. Esta é uma ótima oportunidade para a indústria nacional desenvolver produtos e pesquisas”
Com os crescentes casos de coronavírus, a economia global sofreu impactos consideráveis, o dólar atingiu sua máxima histórica, sendo cotado a quase R$ 4,80 e o Ibovespa chegou a operar abaixo dos 90 mil pontos. No Brasil, há dois casos confirmados e segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, com mais de 200 casos suspeitos. Como parte dos impactos a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2020 também caiu, alguns analistas chegaram a estimar um PIB máximo de 2,1%, uma queda de 0,3% em relação a expectativa inicial do Ministério da Economia. Para os setores de indústria e tecnologia, os impactos podem ser positivos.
Guto Ferreira, Analista Político-Econômico da Solomon’s Brain, aponta que o Brasil tem uma janela a ser aproveitada pela indústria nacional, já que as importações podem ser prejudicadas.
Ainda sobre os problemas de importação, o Analista pontua que a produção de produtos nacionais pode ser beneficiada. “Sem dúvida o Coronavírus pode ter um impacto positivo do ponto de vista da produção nacional, se encarado dessa forma e desde que o vírus não se espalhe pelo país”. Para Ferreira, na área de tecnologia, o problema é a falta de visão do governo federal, visto que o país tem grande potencial.
Ferreira, complementa que apesar de ser uma boa chance, não é isso que tem acontecido, e pontua que mesmo com a excelência do setor no Brasil, as grandes pesquisas são feitas fora do país. “O que nós vemos não é isso. As grandes pesquisas estão sendo realizadas lá fora ainda que tenhamos uma ótima capacidade de profissionais da área médica”, conclui
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
A Solomon’s Brain é um grupo de análise de cenários político-econômicos, formado por pessoas ligadas à diversas áreas de tecnologia, pensadores, ex-players político governamentais e acadêmicos. Fundada por Guto Ferreira, Ex-Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Economia – Governo Federal, onde comandou os estudos que se tornaram as bases dos atuais programas do Governo Federal para: Agenda Brasil para a Indústria 4.0 , Living Labs, Startup Indústria, Defesa Cibernética e 5G, Marco Referencial para a Digitalização da Economia Brasileira e O Novo Mercado de Trabalho no Brasil e no Mundo.
Hoje, Ferreira atua como Analista Político-Econômico e Diretor de Inteligência e Inovação na Solomon’s Brain. O Grupo visa, através da análise de cenários, uma ferramenta ainda pouco conhecida no país, auxiliar os clientes na tomada de decisões através do uso de probabilidades e algoritmos, complementando o planejamento do cliente, tornando-o mais seguro.