Veja as definições sobre as principais taxas de juros e como funcionam os investimentos atrelados a elas. Basicamente, são utilizados como uma forma para regular a oferta de dinheiro no mercado, assim como, o custo da moeda na economia. Colaborando para o controle da inflação.
Podemos dizer que tais níveis são consequências de resultados econômicos, como desemprego, inflação, recessão, por exemplo.
Veja com mais detalhes na sequência.
O que são as taxas de juros?
É tudo aquilo que podemos acrescentar a um valor. Dependendo das condições em que é ofertado, das demandas e do grau de risco e liquidez da economia. Essas taxas podem ser pós-fixadas ou pré-fixadas.
As pré-fixadas, como já diz o nome, são definidas no ato da operação. Portanto você, antecipadamente, já sabe o valor de resgate na data estipulada. Então independente da oscilação da inflação ou outros fatores que possam alterar as taxas.
As pós-fixadas você só saberá o valor de resgate no dia do vencimento. Portanto estão sujeitas a oscilações no decorrer do investimento (diariamente). Investimentos pós-fixados rendem juros + “correção monetária”.
Principais taxas de juros
TR – Taxa Referencial
Taxa que define o rendimento das Cadernetas de Poupança e dos empréstimos do Crédito Rural e do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Todos os dias ela é calculada e divulgada pelo Banco Central.
Taxa Selic
Taxa básica da economia. Calculada pela taxa média ajustada dos financiamentos diários lastreados em títulos do governo federal.
Taxa CDI – Certificado de Depósito Interbancário
São os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário; ou seja, a taxa CDI é a média dos empréstimos feitos entre bancos para um dia.
Fique ligado
Estar atento a estas taxas e em como o governo e a economia estão se comportando pode ajudá-lo a decidir sobre o melhor investimento. Tanto para decidir qual o melhor título de renda fixa do momento ou se o momento está adequado para partir para os investimentos de renda variável, expondo-se mais ao risco.
Lembrando que sempre a melhor sugestão para se investir é que você consiga diversificar, desta forma você se protegerá diante de algum eventual contratempo.