Entenda os principais conceitos que envolvem renda fixa, incluindo o Tesouro Direto, CBD e títulos privados.

Renda fixa é a melhor forma de poupar e investir com segurança. O mercado dela vai além da poupança e é uma ótima opção para investidores de qualquer perfil. É importante conhecer como funciona, analisar os títulos e também como cada opção pode remunerar.

Entender os conceitos de renda fixa é importante para quem busca segurança na hora de começar a investir. Os seus tipos de títulos são divididos em pós-fixados, indexados e prefixados. Também é válido investir em uma reserva de emergência, que pode te ajudar em situações inusitadas.

LCI é sigla para Letra de Crédito Imobiliário, sendo esse um investimento de renda fixa assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos e com apoio do governo. Por isso é isento de tributação. Já o LCA é Letras de Crédito do Agronegócio e possuí a vantagem de ter isenção do imposto de renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O Certificado de Depósito Bancário (CBD) permite que você possa investir o seu dinheiro da poupança ou de fundos com possibilidades maiores de rentabilidade. CRI é sigla para Certificado de Recebíveis Imobiliários e CRA é sigla para Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Os dois são títulos emitidos por securitizadoras mais rentáveis que o LCI e LCA.

A poupança hoje acaba sendo a preferência da maior parte da população devido a sua facilidade. Mas é preciso entender que ela é a aplicação de menor rendimento no país. É importante saber como ela funciona para entender como você poder usar ela para a sua vantagem e decidir se ela está em linha com os seus objetivos.

Uma reserva estratégica pode te ajudar em momentos inusitados. Nesta matéria de Juliana Barbosa entenda porquê você deveria investir nessa reserva, e quais as maneiras que você deve organizar ela e onde investi-la.

Dúvidas te ajudam a aprender mais, por isso é importante sempre buscar as suas respostas. Nesta coluna de Luis Botelho, veja as respostas para as maiores dúvidas relacionadas a organização das finanças pessoais e como lidar com dinheiro de uma maneira saudável. 

Publicidade