Passar por processos de certificação é uma forma de reconhecer e retroalimentar comportamentos e práticas positivas nos ambientes organizacionais. Destacar empresas que distribuem suas cadeiras decisórias de maneira a contemplar ideias, experiências e contextos diferentes é uma das formas de torná-las realidades corporativas. A Certificação Woman on board é uma delas.
O Women on Board (WOB) é uma iniciativa independente que visa reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos, para demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade.
A Certificação Woman on board é uma delas concede um selo às empresas que tenham pelo menos duas conselheiras efetivas em seus quadros. O selo busca reconhecer as boas práticas em ambientes corporativos, e acompanhará os benefícios para as companhias oriundos da diversidade em posições de liderança, um ativo estratégico e importante para empresas que pretendem se destacar em eficiência, criatividade e responsabilidade social.
O WOB nasceu de um grupo de mulheres que participa direta e indiretamente de conselhos de administração e presencia na prática como a falta de diversidade leva muitas vezes às discussões aos mesmos lugares e conclusões e, em contrapartida, como uma ótica diferente é muito capaz de direcionar debates para um olhar que traz soluções inovadoras e visões estratégicas alternativas.
Motivadas por começar a medir o impacto prático da presença de mais mulheres em conselhos de administração, nasceu a ideia do selo para certificar esses conselhos e a partir da certificação acompanhar o impacto efetivo da diversidade. Conheça suas integrantes e sabia mais sobre a organização, que é apoiada pela ONU Mulheres, no site.
Veja a lista de todas as empresas certificadas.
Outro exemplo de incentivo na mesma linha da certificação WOB, e que compartilhei ontem aqui, é o ranking das melhores empresas para a mulher trabalhar idealizado pela Great Place to Work e que está na quinta edição.