A volatilidade é uma medida estatística que representa a variação dos preços de um ativo financeiro ao longo do tempo. Utilizada para medir o grau de oscilação ou instabilidade de um ativo em determinado período. Assim, a ferramenta é expressa em termos percentuais e pode ser calculada com base em dados históricos de preços.

Portanto, o método de cálculo ocorre através do desvio padrão ou da variância dos retornos. Expresso como um coeficiente percentual dentro das fórmulas de precificação, surgindo das atividades de negociação.

Como funciona a volatilidade

Por se trata de uma medida de incerteza ou risco associado ao tamanho das oscilações nos preços, uma maior volatilidade significa que o ativo pode sofrer mudanças drásticas no período de avaliação. Por outro lado, uma volatilidade mais baixa mostra que o título não flutua tanto e tende a ser mais estável.

Dessa forma, a volatilidade é uma métrica importante porque influencia diretamente o risco dos investimentos. No mercado financeiro, existem diversas formas de calcular a volatilidade, sendo a mais comum o cálculo do desvio padrão dos retornos do ativo ao longo de um determinado período. Quanto maior for o desvio padrão, maior será a volatilidade do ativo.

Uma medida muito utilizada no mercado é o Beta, pois reflete o risco sistemático (movimento de mercado medido através de um índice), em comparação com uma ação. Por exemplo, no caso de uma ação com beta de 1,1 historicamente significa que para cada movimento de 100% no benchmark a ação se movimentará 110% no nível de preço. Por outro lado, uma ação com um beta de 0,8 se movimenta historicamente 80% para cada movimento de 100% no índice subjacente.

A volatilidade é muito utilizada em análises de risco e gestão de carteiras de investimentos. Investidores e gestores de fundos consideram a volatilidade ao escolher ativos para compor uma carteira equilibrada, buscando diversificar entre ativos mais e menos voláteis para reduzir o risco global da carteira. Uma ferramenta essencial para analisar riscos e auxiliar na tomada de decisões de investimentos no mercado financeiro.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!

Publicidade