Hoje quero começar nosso papo com duas perguntas silenciosas que me visitaram nos últimos dias e que eu queria compartilhar com você:
1) De uma escala de 1 a 10, o quanto você se considera uma pessoa corajosa?
2) Quantas vezes você já admirou alguém por ter feito algo que você queria fazer, mas não fez porque faltou coragem?
E para a gente continuar juntes falando sobre isso, eu escolhi esse trecho do livro Mais forte do que nunca. Caia. Levante-se.Tente outra vez da Brené Brown para te encorajar a ficar aqui até o final.
“Aos corajosos e inconsoláveis que nos ensinaram a levantar depois de uma queda. A sua coragem é contagiante.” – Brené Brown
O Mundo é feito pelas pessoas corajosas!
E existem várias formas de viver a vida, mas para fazer qualquer mínima escolha, realizar qualquer coisa, falar com pessoas que admiramos, inevitavelmente precisamos vencer nossos medos de levar nãos e precisamos ter coragem.
E segundo Brené Brown, conexão explica o porquê de estarmos onde estamos, é o que dá propósito e significado a tudo que vivemos. O cérebro humano é uma rede de conexões que nos impulsionam a determinadas ações. É por isso que o ser humano anseia por fazer conexões com outras pessoas: desta forma, funcionamos melhor. Ela também fala sobre a importância da vulnerabilidade na nossa vida como um ingrediente essencial para fazermos mais conexões.
E, consequentemente, para termos coragem, precisamos desenvolver nossa confiança. E antes que você se pergunte como fazer isso, segue aqui:
Confiança nada mais é do que a intenção de aceitar a vulnerabilidade com base em expectativas positivas em relação ao outro. Ou seja, ela necessita desses dois elementos para existir: alguém que confia, aceitando a vulnerabilidade, bem como alguém que transmite confiança por meio do seu discurso, ações, imagem.
Por isso separei 3 pontos de atenção de uma pesquisa bem aprofundada sobre o tema feita pela LEADedu um empresa de pesquisa e desenvolvimento, para que você possa desenvolver cada vez mais sua confiança e consequentemente dominar seus sonhos e objetivos com mais coragem a partir daqui:
Coragem: Para enfrentar a vulnerabilidade e se permitir confiar.
Comunicação:
- Clara: Expressar-se de forma clara e frequente para que a equipe esteja alinhada com o mesmo propósito;
- Bilateral: Expor seus sentimentos e ideias, mas também ouvindo os sentimentos e ideias dos outros;
Humildade: Humildade traz humanidade e humanidade constrói confiança.
Empática: Mostrar que realmente se importa com o outro. Reconhecer o trabalho do colega. Acordando com a equipe prazos e metas que se encaixam nas expectativas e condições da maioria.
Paul Zak descobriu um jeito simples de aumentar a confiança que o outro tem por você: realizando o movimento contrário, demonstrando que você confia neles. Isso aumenta a ocitocina, hormônio da confiança nos seus corpos e eles confiam mais em você.
Consistência: Seja um exemplo para seus colegas. Reproduza a máxima da confiança: “faça o que digo e o que faço”.
Não abandone seus medos, mas olhe para eles com mais amor.
Ignore mais o medo de ser julgado e condenado, o medo de não ser bom o suficiente, o medo de não saber tudo, e o medo de dar tudo errado.
Assumir as quedas e os fracassos também é um tremendo ato de coragem. Aprender os erros e os acertos são revolucionários atos de coragem.
Por experiência própria eu sei que mudar e começar algo do zero dá medo. E não é pouco não. Mas dá pra ir com medo mesmo. E pode dar muito certo.
E assim como a Brené Brown cita em uma parte do livro “[…] Acredito que nosso desejo de ter certezas e nossa necessidade tantas vezes desesperada de “ter razão” nos levaram a criar essa falsa dicotomia.”
Bora fazer mais nosso mundo girar com mais coragem de sermos imperfeitos!
Ahhh e se quiser desenvolver mais coragem, comunicação e consistência em parceria com a Plural temos o desafio #agoravai para todas as mulheres empreendedoras.
Miriã Antunes
⚡RP&Palestrante
⚡Head @weare.plural
⚡Founder @minasdeproposito
⚡Founder @vempatia_
⚡Duxer 2020 @geracaoduxer
⚡RP @falamaisrp
Emb.@grupomulheresdobrasilpoa
*Reconhecimento Nacional como 1 das 11 Mulheres mais Inspiradoras da Comunicação do Brasil/2019
*Curadoria de conteúdo e palestrantes do Palco Minas de Propósito no Gramado Summit 2020