Os resultados do 4T23 da Vittia (VITT3) confirmam a tendência esperada dos analistas de declínio nos números trimestrais. A empresa que atua no setor de insumos agrícolas, um segmento altamente sensível às condições econômicas e climáticas.

Assim, neste quarto trimestre de 2023, a receita líquida registrou uma queda significativa de 11.2% A/A em 2023. Além disso, o EBITDA e o lucro líquido da Vittia também sofreram uma queda acentuada, na casa dos ~30% em comparação com o ano anterior.

Conforme analistas, o desempenho reflete um ano desafiador para o setor, marcado por pressões sobre as margens e uma demanda volátil por parte dos produtores rurais. Declínio atribuído por uma série de fatores, incluindo condições climáticas adversas, flutuações nos preços das commodities agrícolas, bem como incertezas econômicas globais.

Dessa forma, o desempenho das ações da empresa, neste ano de 2024 apresenta queda de -26,22%. Passando de R$10,07 para os atuais R$7,43.

Perspectivas para Vittia (VITT3)

Olhando para o futuro, os analistas da XP por exemplo, acreditam que apesar das adversidades “a Vittia é uma tese de investimento de crescimento, e não esperamos que a geração de fluxo de caixa seja um catalisador para a ação”.

Conforme o consenso de mercado do Clube Acionista, a sugestão que predomina dos analistas é a de manter. Ou seja, sugerido aos que possuem o papel na carteira em manter-se posicionado e aos que não tem para aguardar um melhor momento.

A postura sinaliza que o ativo pode seguir sofrendo por mais algum tempo. Possivelmente até que a empresa demonstre uma continuidade ou progresso na eficiência operacional.

Quer saber quais as recomendações e o preço alvo para Vittia (VITT3) e outras ações? Descubra o potencial de valorização conforme o consenso do mercado no Clube Acionista, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte