Publicidade
Publicidade

Ebtida: Entenda o que é e como funciona o indicador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Ebtida (sigla de Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization – Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido, em português) é um indicador da análise fundamentalista que mostra a geração operacional de caixa de uma empresa.

Ele é fundamental para a criação da informação contábil utilizada por gestores e investidores, mostrando assim o lucro operacional ajustado. Dessa forma, ele mede quanto uma empresa gera de recursos por meio de suas atividades operacionais, calculando antes dos efeitos financeiros e dos impostos.

Ebtida

Para calculá-lo é preciso subtrair da receita líquida da determinada empresas as despesas, com exceção da depreciação e amortização. Pode-se utilizar essas duas fórmulas:

Ebitda = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

Ebitda = Resultado Operacional + Depreciação + Amortização

As vantagens de utilizá-lo é que ele reflete a eficiência da companhia, além de ajudar a monitorar estratégias financeiras e também pode ser um pagamento de bônus, já que ele está relacionado com o desempenho operacional e comercial.

É importante ressaltar que essa análise é limitada, já que não considera ativos financeiros.

E atenção: o investidor precisa tomar cuidado para não cometer um erro ao considerar empresas que apresentam prejuízos líquidos, observando somente o Ebitda positivo.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Redação Acionista

Redação Acionista

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Publicidade

Tire dúvidas sobre investimentos

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.