Value Investing: saiba como funciona a estratégia

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

A estratégia de investimentos conhecida como Value Investing, acredita no potencial das empresas crescerem no longo prazo.

Pensa-se menos no preço atual do mercado ou no volume transacional na Bolsa de Valores. Portanto, o investidor que utiliza de conceitos de Value Investing tende a não seguir a manada, e sim, colocar o dinheiro em algo que confia e acredita que possui potencial de crescimento.

Desta forma o investidor entra no investimento com um mentalidade de que está fazendo parte do negócio, obtendo lucros com o crescimento da empresa.

A estratégia tem a capacidade de entregar ótimos resultados, grandes investidores de Bolsa apoiam à este conceito de Value Investing.

Veja mais sobre Valeu Investing

  • O que é e como funciona o Valeu Investing
  • Os 3 princípios do Valeu Investing
  • Os grandes investidores que utilizam esta estratégia
  • Quais os principais riscos do Value Investing

O que é e como funciona o Value Investing

O Value Investing é um conceito que visa investir em ativos depreciados, o significado da palavra é “investimento em valor”. Portanto, é para quem busca considerar o valor potencial de um investimento e não o preço atual estipulado pelo mercado, acreditando lucrar com o desenvolvimento do ativo ao longo do tempo.

Na prática, os investidores que aderem a este conceito, compram papéis de empresas que consideram que estão abaixo do preço, mas que no longo prazo possuem grande possibilidade de se valorizar.

A análise é particular, ou seja, cada analista, especialista ou investidor possui um interpretação própria, assim como, um alvo e um motivo exclusivo para defender a tese para o futuro. Em caso de acerto, o retorno potencial pode ser consideravelmente atrativo.

Desta forma, surge a estratégia de Buy and Hold, que se refere aos investidores que compram empresas da bolsa sem ter o objetivo de vender os papéis, mas sim de carregá-los por um período indeterminado.

Para ficar mais claro: o conceito de value investing não é ficar olhando para as ações e controlar preços, altas, baixas, compras e vendas. Mas sim de buscar crescer com a empresa, de ser acionista, de aumentar participação e ganhar dinheiro ao longo do tempo. Até que o investimento deixe de fazer sentido ou mude seu fundamentos.

Os 3 princípios do Valeu Investing

Escolher em quais ações investir é muito importante, veja os principais princípios do Value Investing na hora de escolher o ativo:

  • Análise Fundamentalista: buscar empresas que estejam depreciadas com relação aos seu pares ou indicadores. Via resultados Trimestrais, análises e históricos.
  • Gostar da Empresa e do setor em que atua: você precisa acreditar na empresa, querer fazer parte dela e acompanhar seu progresso.
  • Confiar mesmo em momentos de baixa: Toda empresa sofre altos e baixos, portanto, é preciso acompanhar os movimentos entender os motivos e avaliar a situação para tomar decisões com coerência.

Resultados Trimestrais: veja porque é tão importante os balanços das empresas

Análise fundamentalista

Há diversos critérios e variáveis para se analisar uma empresa, com a fundamentalista é possível entender o comportamento diante do mercado e o desempenho da empresa.

Os indicadores mais comuns são:

  • Histórico da Empresa
  • Tamanho
  • Faturamento
  • Capacidade Instalada
  • Dívida
  • Produtos
  • Taxa de Inflação
  • Taxa de Juros
  • Taxa de Câmbio

Os grandes investidores que utilizam esta estratégia

Benjamin Graham

Nascido em 1894, em Londres, foi um economista bastante influente. Responsável pelo conceito de Value Investing e precursor do uso da estratégia buy and hold.

Warren Buffet

Seguidor das estratégias de Graham e o investidor mais famosos do mundo. Presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, grupo que garante aos acionistas um crescimento de mais de 20% ao ano.

Joel Greenblatt

Greenblatt é professor, autor dos livros mais conhecidos do mercado financeiro e criador da fórmula mágica, uma estratégia que busca facilitar a compra de ações por investidores iniciantes e acadêmicos. Além disso, é gestor de fundos de hedge.

Peter Lynch

Outro investidor de valor considerado mundialmente conhecido, onde teve seu maior sucesso como gestor do maior fundo de ações do mundo, o Fidelity Magellan Fund.

Riscos do Value Investing

O principal riscos desta estratégia está ligada ao futuro, pois é algo que ninguém pode dar a garantia de 100%. Portanto as incertezas são os riscos que os investidores terão que estar dispostos e aceitar.

A estratégia demanda de disciplina e paciência. Momentos turbulentos virão e será necessário “sangue frio” para lidar com cada situação.

O tempo pode ser um grande aliado, mas não pode deixar com que a imprevisibilidade tome conta das decisões, portanto estar atento aos critérios de cada decisão e fiel com a estratégia servirão de guias na hora de reavaliar os investimentos.

O mercado é cíclico, por isso, manter-se atualizado com relação à empresa é importante. Tanto para entender os motivos de um desempenho, como para avaliar se o futuro segue oferecendo possibilidades de crescimento.

De certa forma, estes conceitos servem para TODOS investimentos, não apenas para empresas. Portanto, seja fiel aos seus desejos, pesquise sobre onde você quer colocar o seu dinheiro e entenda por onde virão os lucros ou os riscos que neles estão envolvidos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira