Resultados Trimestrais. Por que é importante os balanços das empresas?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

As empresas listadas na Bolsa de Valores (empresas de capital aberto) divulgam seus desempenhos na famosa temporada de Resultados Trimestrais, que ocorre todos os anos.

Uma época que sócios e investidores podem conhecer com mais detalhes os desempenhos de cada negócio no período e decidir sobre o que fazer e onde investir.

Desta forma, é possível saber mais sobre a saúde financeira da empresa, observar as análises e perspectivas de cada analista e ter mais visibilidade sobre os desafios e possibilidades no curto prazo.

Veja com mais detalhes

  • Importância dos Resultados Trimestrais
  • Principais objetivos da análise dos balanços
  • Dados essenciais nos relatórios
  • Exemplos de movimentações no curto prazo
  • Resultado trimestral fraco não significa empresa ruim
  • Três (3) dicas para ajudar nas temporadas

Importância dos Resultados Trimestrais

A temporada de resultados é quando empresas divulgam seus números e desempenhos, fornecendo informações que irão permitir investidores decidirem onde ganhar dinheiro.

Ao longo das divulgações, analistas aguardam os relatórios para avaliar os possíveis impactos, estimar futuras movimentações e recomendar ou não a empresa para investidores.

Por este motivo, nesta época, os preços das ações costumam apresentar maior volatilidade e determinados padrões de comportamento. Sejam eles para baixo ou para cima.

Os anúncios permitem avaliar se a empresa respondeu ou não ao esperado, bem como acompanhar a evolução ao longo dos trimestres. Desta forma, a constância de cada empresa permite ao investidor entender de forma mais clara e objetiva os fundamentos da empresa e melhorar a confiança na hora do investimento.

Principais objetivos da análise dos balanços

Esta época é importante para balizar como estão as empresas. Permite acompanhar se elas seguem em linha com as projeções e fundamentos justificando o investimento.

Comparar entre diversas opiniões de especialistas é uma alternativa interessante para o novo investidor. Pois, muitas vezes, não basta só olhar para o relatório, é preciso avaliar entre outro períodos e observar as tendências. Lembrando que efeitos macroeconômicos (até políticos) são capazes de influenciar nos resultados.

Dados essenciais nos relatórios

Busque dentro dos relatórios algumas informações essenciais que pode ser úteis na hora de avaliar e comparar (entre períodos anteriores ou até entre concorrentes).

Lucro Líquido

Faturamento

Gastos

Crescimento de receitas 

 Margens operacionais 

 Retorno sobre o capital investido 

 Endividamento

Exemplos de movimentações no curto prazo

Veja alguns possíveis movimentos nos preços das ações que podem ocorrer no curto prazo:

  •  Números superando as expectativas, o preço das ações tende a se valorizar; 
  •  Números abaixo das expectativas, ações estarão sujeitas a cair. 

Por exemplo…

Se uma empresa reverte lucro por prejuízo no período,
a frustração do mercado pode levar as ações caírem. 

Ou se uma empresa, que já vinha dando prejuízo, desta vez mostra que o decréscimo não foi tão grande como o anterior, pode gerar alguns movimentos de otimismo. 

O lado oposto também pode se aplicar. Isto é, se uma empresa que vinha dando bons lucros passar a divulgar que o lucro no período foi inferior, as ações tendem a reagir. Historicamente surpresas positivas podem gerar até 3% de oscilações em alguns casos. 

E mais…

Ações de empresas de menor capitalização tendem a reagir de forma mais intensa aos resultados inesperados.

Ações que estejam mais depreciadas em termos de múltiplos apresentam maior retorno com as “surpresas” do que ações que já estejam mais apreciadas. 

Múltiplos: P/L (preço por lucro) ou P/VPA (preço por valor patrimonial). 

Resultado trimestral fraco não significa empresa ruim

O desempenho abaixo do esperado nem sempre significa que a empresa é ruim, por este motivo reforçamos acompanhar diversas opiniões e projeções para a empresa. Aliás, dependendo da empresa, pode ser uma oportunidade para comprar a ação por um preço mais baixo acreditando nas medidas para reverter os resultados nos próximos trimestres.

Três dicas para ajudar você em época de resultados

  • LUCROS

No fim do dia o investidor só quer uma coisa e isso já serve como uma boa sugestão de investimento: lucros! Corra atrás dos bons desempenhos.

Acompanhe abordagens fundamentalistas, como: Crescimento de receitas, Margens operacionais, Retorno sobre o capital investido e Endividamento.

  • DIVERSIFIQUE

A volatilidade é inevitável. Toda flutuação precisa ser questionada se foi por motivo de preço ou de fundamento.

Quando o preço cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Caso contrário, em mudanças de fundamentos, seja coerente em rever suas estratégias.

  • TEMPO

Entenda que as coisas demoram. Investimentos bons precisam de tempo para se materializar.

Portanto pense no longo prazo como a linha de frente de seus objetivos e acompanhe sempre os movimentos para os eventuais ajustes.

No caminho dos lucros no mercado de ações, a regra básica é acompanhada de boa diversificação, alinhada com diferentes papéis de qualidade com níveis de riscos que se defendem.

O segredo está em quanto dinheiro você destina para os papéis mais seguros e menos seguros. Nossa sugestão quanto a isso é: proteja-se antes de se arriscar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!