Publicidade
Publicidade

Três instrumentos do Banco Central para realizar a política monetária

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Para tentar controlar a economia o Banco Central possui a sua disposição, basicamente, três instrumentos para a realização da política monetária. São eles: as operações no mercado aberto, operações de redesconto e os depósitos compulsórios.

Veja abaixo como funcionam:

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Instrumentos de política monetária

Recolhimento dos compulsórios

Os depósitos compulsórios consistem em um instrumento à disposição do Banco Central para influenciar a quantidade de moeda na economia. Eles representam uma parcela dos depósitos captados pelos bancos, os quais devem ser mantidos compulsoriamente no Banco Central.

Publicidade


A alíquota do deposito compulsório é um dos determinantes do multiplicador Monetário, ou seja, da oferta de moeda em relação à base monetária. Por exemplo, diminuições na alíquota farão com que bancos possam emprestar maior parcela das reservas e, assim, ofertar mais moedas.

Publicidade

Poupamos seu tempo na busca pelo o que acontece diariamente no mercado

Este instrumento de politica monetaria tem assumido outras funções, como para auxiliar nas garantias à fluidez dos pagamentos considerando que as instituições podem movimentar livremente, ao longo do dia, os valores correspondentes às exigibilidade do compulsório.

Outra função é a atuação dos depósitos como ferramenta macroprudencial, que contribui para a estabilidade do sistema financeiro. Essa atuação permite que haja o ajuste no nivel geral de distribuição da liquidez.

Atualmente, no Brasil, existem as seguintes modalidades de depósitos compulsórios: À vista; sobre recursos de depósitos e de garantias realizadas; encaixe obrigatório sobre recursos de depósito de poupança; e sobre recursos à prazo.

Operações de mercado aberto (Open Market)

O governo interfere no dia a dia do mercado financeiro com o objetivo de influenciar a liquidez, ou seja, o volume de recursos disponíveis. Assim, as operações realizadas no chamado “mercado aberto” funcionam da seguinte maneira: quando o BACEN vende títulos do Tesouro Nacional (Governo Brasileiro), vende-os a quem? Aos bancos. São os titulos que o Governo emite para retirar dinheiro de circulação, o que, com isso, controla a quantidade e, portanto, a liquidez do sistema. Por outro lado, financia o déficit, porque gasta mais do que arrecada. Isso se transforma em dívida publica.

Quando o governo compra títulos de volta, ao pagar por eles, o dinheiro retorna aos bancos e, consequentemente, para a economia como um todo, o que aumenta a quantidade de dinheiro em circulação e a liquidez.

Operações de resdesconto

Refere-se à atuação do Banco Central no sistema financeiro através do empréstimo de recursos aos bancos e redesconto de títulos de crédito, como o objetivo de socorrer os bancos com dificuldade de equilibras seus saldo em situações em que saques versus depósitos realizados pelos clientes apresentam saldo negativo.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.