Os estudos devem ser entregues em até 90 dias e podem ter aproveitamento total ou parcial para possível licitação. Os valores ressarcidos devem respeitar o limite de R$ 500 mil, conforme o que for efetivamente despendido.
Nos últimos anos, enquanto o Santos Dumont, que fica próximo do centro da cidade, ganhava mais voos, o Galeão era esvaziado. No ano passado, a RioGaleão, controlada pelo Grupo Changi, responsável pela operação do Galeão, decidiu devolver a concessão. Recentemente, diante dos anúncios de limitação no número de passageiros no Santos Dumont, a concessionária informou estar aberta ao diálogo com o governo federal sobre a possibilidade de permanecer na concessão.
Trajeto de 11 minutos
O aviso público sobre os estudos para o serviço de barcas foi publicado pela Prefeitura do Rio, em 29 de junho, após o recebimento de uma manifestação de interesse privado conjunta das empresas Technion Engenharia de Tecnologia, Ilha Open Mall Ltda. e Netuno Transportes Marítimos Ltda. A partir de então, mais dois grupos manifestaram interesse. Um é formado pela parceria entre Bureau da Engenharia Ltda e Saddy Advogados; e o terceiro grupo representado pela empresa C3 Engenharia Ltda. O prazo para manifestação acabou nesta sexta-feira, 21.
O projeto do primeiro grupo prevê um trajeto de 11 minutos entre a Marina da Glória, junto ao aeroporto Santos Dumont, e o Galeão, na Ilha do Governador. As embarcações devem ter capacidade para 80 passageiros.
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