No cenário atual, a diversificação estratégica se tornou um elemento crucial para quem busca segurança e retorno consistente. Investir em diferentes classes de ativos pode proporcionar proteção contra a inflação, liquidez e acesso a mercados globais. Por isso hoje, exploro três abordagens de investimento que poderão servir de complemento para suas estratégias: investimentos atrelados à inflação, ações americanas e crédito privado.

Proteção contra a Inflação

Para proteger seu portfólio da inflação, uma alternativa interessante são os títulos IPCA+ com vencimento em até 5 anos. Esses títulos, frequentemente superiores ao CDI, têm apresentado uma rentabilidade consistente e oferecem uma relação risco-retorno atrativa. Pela Bolsa, o ETF B5P211, composto por esses títulos, se destacou nos últimos anos, superando o CDI em cerca de 75% do tempo. Essa estratégia permite estabilidade e proteção em cenários inflacionários.

Potencial das Ações Americanas

Investir em ações americanas representa uma oportunidade de acessar mercados altamente lucrativos e inovadores. Com o ETF SPXI11 por exemplo, você pode se expor ao mercado dos EUA. Assim, se protegendo da desvalorização do real, ao mesmo tempo em que participam do crescimento de setores dinâmicos como tecnologia e saúde. Essa abordagem diversificada também reduz a vulnerabilidade a eventos econômicos locais, equilibrando o portfólio em uma escala global.

Estabilidade no Crédito Privado

A classe de crédito privado oferece um caminho para diversificação com consistência de retorno e volatilidade controlada. As debêntures incentivadas por exemplo, estão em um momento interessante, ainda pouco explorado pelo investidor. Aqui a categoria dos FI-Infras se torna extremamente relevante, pois cada fundo conta com um equipe de gestão especializada em identificar as melhores alocações, enquanto você recebe o dividendo mensal de uma categoria com todos os benefícios fiscais. Essa abordagem traz rentabilidade sólida, frequentemente acima do CDI, e resiliência em cenários econômicos desafiadores.

Combinando estrategicamente as três abordagens de investimento

Ao combinar títulos IPCA+, SPXI11 e fundos alternativas como os FI-Infras, você consegue o equilíbrio entre a segurança da renda fixa brasileira e o potencial de crescimento global. O Clube Acionista pode ajudar você a rastrear as oportunidades do momento e contribuir para que você construa a composição ideal para sua carteira.

Venha explorar a plataforma! Onde você encontra relatórios, preços alvo, análises e sugestões de consenso para compor um portfólio que atende seu perfil e objetivos de investimento.

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?