Publicidade
Publicidade
Publicidade

Trajetória da economia continua dependendo do curso do coronavírus, dirá Powell

Data da publicação

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Data da publicação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmará na terça-feira, 28, no Senado dos Estados Unidos que a trajetória da economia do país continua dependente do curso do coronavírus. O discurso que o dirigente fará na casa legislativa foi divulgado nesta segunda-feira, 27, pela autoridade monetária.

“Os setores mais afetados pela pandemia melhoraram nos últimos meses, mas o aumento dos casos de covid-19 retardou sua recuperação”, dirá o chefe do Fed aos senadores.

O banqueiro central ressaltará também que os gastos das famílias aumentaram em um ritmo “especialmente rápido” durante a primeira metade do ano, mas se estabilizaram em julho e agosto. “Além disso, em alguns setores, as restrições de oferta de curto prazo estão restringindo a atividade.”

Publicidade

Na visão de Powell, a variante Delta do coronavírus ainda representa riscos para as perspectivas econômicas dos EUA, o que exige progresso contínuo na vacinação.

O presidente do Fed ainda dirá que o BC americano fará “tudo o que puder pelo tempo que for necessário” para apoiar a economia e garantir que a recuperação esteja completa.

Emprego

Powell afirmará ainda no Senado dos Estados Unidos que os fatores da pandemia de covid-19 que pesam na retomada do emprego no país devem diminuir também à medida que há progresso na contenção do coronavírus. “Tal como acontece com a atividade econômica geral, as condições no mercado de trabalho continuaram a melhorar”, dirá o chefe do Fed aos senadores.

Segundo ele, os fatores que têm freado a recuperação do mercado de trabalho, e que tendem a desaparecer, são o medo das pessoas de contrair a covid-19 e a necessidade de alguns pais de ficar em casa para cuidar dos filhos que ainda não têm aula presencial na escola.

Inflação

O presidente do Federal Reserve afirmará ainda que a inflação no país deve permanecer elevada nos próximos meses, antes de começar a retroceder em direção à meta de longo prazo estabelecida pela instituição, que é de 2%.

Publicidade

“Como a economia continua a reabrir e os gastos se recuperam, estamos vendo uma pressão de alta sobre os preços, principalmente devido a gargalos de oferta em alguns setores”, explicará Powell.

O chefe do Fed dirá que esses efeitos inflacionários das restrições geradas pela pandemia nas cadeias de produção são mais duradouros do que o previsto, mas diminuirão.

Segundo Powell, se uma inflação mais “sustentada” se tornar uma preocupação “séria”, o Fed responderá e usará suas ferramentas para garantir que os preços fiquem em níveis consistentes com a meta.

Autor

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.