Olhar o mundo com os óculos da sustentabilidade o fará enxergar as imensas possibilidades de evolução, compreender a complexidade das interconexões socioambientais, respeitar a delicadeza da vida, não apenas humana, mas de toda forma de vida que há nesse planeta. Esteja no topo de uma grande organização, ou na sua base, quem aprendeu a ler com a cartilha da sustentabilidade enxerga o mundo sob o prisma da evolução e das oportunidades.

A sustentabilidade tem visão alargada e não se acomoda com situações que podem ser transformadas. Enxerga soluções onde muitos já desistiram. Por exemplo, quando olhamos para a grande massa de desempregados, lamentamos o que tal condição impõe aos desempregados, mas também lamentamos o que tal condição impõe as economias locais. Porque desempregados são valiosos ativos em termos de talento e produtividade que estão sendo desperdiçados. O quanto de tração dariam as economias e ao desenvolvimento do qual fazem parte se fossem integrados ao sistema. A sustentabilidade pensa grande, pensa para todos, pensa para frente, para o futuro.  A sustentabilidade trabalha pela abundância e não escassez, pela longevidade e não pela extinção, pelo equilíbrio e não pela desestabilização. Age no presente para garantir o futuro.

A sustentabilidade pensa grande, pensa para todos, pensa para frente, para o futuro.

Outro exemplo clássico se dá quando olhamos para os recursos naturais exclusivamente como matérias primas, esquecendo da complexidade de suas interconexões e dos riscos futuros de seus impactos. A ciência já alertou sobre a dinâmica do clima, do solo, dos rios, da produção de alimentos. E ficar restrito ao seu quadrado sem entender os impactos que seu negócio causa, ou os impactos que afetarão seu negócio, é temerário e não recomendado. Países irão desaparecer com fenômenos climáticos, populações de refugiados ambientais vão migrar, secas extremas vão afetar produção e distribuição de alimentos, e você ainda acha que nada disso vai afetar seu negócio?

E tantos outros exemplos que dariam uma extensa lista que estão tomando corpo e influenciando vidas, negócios e países em todos os continentes. Enxergar o meio ambiente social e ambiental como passivos e não como ativos de imenso valor que são, é um equívoco além do imenso desperdício de oportunidades e evolução.

Olhar o mundo sem as lentes da sustentabilidade é estar cego para as imensas possibilidades de evolução

O mundo é feito de escolhas, e as vitórias pertencem a quem melhor uso fizer delas. As organizações são pessoas jurídicas que fazem escolhas e impactam vidas para o bem ou para mal. E nem precisa dizer, que o futuro pertencerá as organizações que optaram pelas boas práticas desenvolvidas sob as diretrizes e fundamentos da cartilha da sustentabilidade. É a tal perenidade que todo empreendedor ou executivo persegue. Portanto, olhar o mundo sem as lentes da sustentabilidade é estar cego para as imensas possibilidades de evolução reduzindo drasticamente seu horizonte.

Esteja você onde estiver, na base ou no topo da pirâmide de uma organização, coloque as lentes da sustentabilidade e as sandálias da humildade para tomar decisões e fazer escolhas que afetarão não apenas a você, mas toda forma de vida que há nesse planeta. Porque o impacto de suas decisões será revertido em bônus ou ônus amanhã, a depender das suas escolhas hoje. 

Sobre BISA

BISA é o Programa Benchmarking Brasil reformulado e aperfeiçoado para ampliar o alcance e a potência das certificações de Cases Benchmarking com Score Superior. Com um colegiado de especialistas de vários países, somado ao incremento das novas tecnologias, a metodologia BISA ganha robustez na gestão das boas práticas e passa a fornecer um conjunto de serviços e dados para que as organizações possam conduzir seus negócios em alinhamento com as exigências ESG (Environmental, Social, and Governance), e as propostas SDG (Sustainable Development Goals). O Programa Benchmarking surgiu em 2003, e neste período contou com mais de 200 especialistas de 25 diferentes países em sua banca avaliadora, além de apoios relevantes de instituições do Brasil e Portugal. Benchmarking BISA é uma realização da MAIS Consultoria (MAIS Projetos). Saiba mais em www.bisacertifica.com.br

BISA – A plataforma que revoluciona a gestão das boas práticas nas organizações

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte