A SLC Agrícola (SLCE3) teve um Ebitda de R$ 704 milhões no 1T24, um pouco abaixo do consenso (2% menor). “Os volumes faturados caíram 10% em base anual, atingidos principalmente pela queda de 16% nos volumes de soja, parcialmente compensados por fortes volumes de algodão em pluma (aumento de 52% em base anual) e caroço de algodão (crescimento de 42% no comparativo anual)”, explicam os analistas da Ágora.

A empresa atualizou seu guidance para a safra 2023/24, reduzindo em 1,5 mil hectares a segunda estimativa de área plantada de milho, devido ao menor período de semeadura. “Além disso, com a conclusão da colheita da soja, a empresa reduziu em 5% o seu guidance de produtividade de grãos de soja em relação à estimativa anterior, de março de 2023.”

As recomendações para SLC Agrícola (SLCE3)

Os analistas recomendam compra, considerando os fatores: produtores rurais estarem lidando com margens baixas, o que provavelmente levará a uma área plantada menor para a safra 2024/25 e, portanto, pressionando os preços dos grãos para cima; e  o evento climático La Niña, que provavelmente retornará no 2S24, o que historicamente leva a uma produção mais baixa nos Estados Unidos e a preços mais elevados de commodities. 

“Finalmente, alguns consultores estimam que a recente tragédia no estado do Rio Grande do Sul poderia causar a perda de 15% da produção de soja do estado (ou aproximadamente 2% da produção brasileira total).”

Quer acompanhar a lista de ações mais sugeridas para investir conforme o consenso do mercado? Veja em recomendações por aqui.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias