A recente introdução da Marcação a Mercado na renda fixa brasileira pode soar como uma simples mudança técnica, mas seu impacto vai além da contabilidade dos investimentos. Essa nova abordagem reflete uma mudança fundamental na forma como os investidores devem entender e gerenciar seus portfólios com relação aos títulos de renda fixa.

Ao invés de simplesmente visualizar os investimentos pelo valor de aquisição, a Marcação a Mercado traz uma transparência valiosa, revelando o preço atual dos títulos. Isso não só facilita a comparação do desempenho da carteira, mas também oferece uma oportunidade única de reflexão para o investidor.

Uma das nuances mais interessantes é como essa mudança destaca os princípios das finanças comportamentais. Ao mostrar os valores reais dos ativos, a Marcação a Mercado expõe os investidores à volatilidade do mercado. Assim, desafiando a tendência humana de ser influenciado por emoções, como o medo e a ganância.

O comportamento dos títulos de renda fixa

Conforme Warren Buffett, “o mercado é um mecanismo de transferência de dinheiro do impaciente para o paciente”, frase que ressoa agora mais do que nunca. Com a nova regra, os investidores são confrontados com a realidade das flutuações de preço, convidando-os a cultivar uma abordagem mais paciente em relação aos seus investimentos.

Mas, como podemos transformar essa reflexão em ação?

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

A resposta pode residir na compreensão dos princípios em relação ao risco e retorno. Pois geralmente os títulos com maiores taxas de remuneração costumam oscilar mais por apresentar maiores riscos. Ao reconhecer a influência das taxas, prazos e liquidez dos títulos de renda fixa, os investidores podem adotar estratégias que minimizem os impactos das oscilações.

Com a diversificação e a adesão a um plano de investimento de longo prazo você pode mesclar entre títulos de diferentes tipos de risco para tirar maior proveito da rentabilidade. Além disso, a “marcação a mercado” oferece uma oportunidade única para identificar momentos oportunos de compra e venda.

Fazendo o limão uma limonada

Ao entender os motivos por trás das flutuações de preço é possível avaliar se elas são fundamentadas em realidades econômicas ou meramente reações emocionais. Conforme o momento e a conclusão, os investidores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas seja para comprar mais para melhorar a taxa de rendimento do título, aproveitar outras oportunidades ou até vender.

Portanto, a Marcação a Mercado representa um convite para os investidores olharem além dos números e cuidarem melhor do dinheiro. Quer saber quais as recomendações para investir na renda fixa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.

Publicidade