A economia do Brasil ainda está surfando na onda da política monetária, do ajuste fiscal, da reforma tributária e nos respingos das decisões de outras economias do mundo. No entanto, vive um momento importante, principalmente com o ciclo de redução da Taxa Selic, hoje a 10,50% a.a. Neste contexto, o setor de construção civil tem avançado, mesmo que no ritmo mais lento dos que se esperava, com a oxigenação do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em seu relatório sobre o setor, a Toro destaca que as mudanças na política monetária influenciaram a construção civil, que se mostrou sensível. “O setor é um dos pilares da economia brasileira, um termômetro que reage tanto às políticas governamentais quanto às condições macroeconômicas.” 

Ações de construção civil para ter no radar

Além disso, as construtoras têm um alto grau de sensibilidade em relação às taxas de juros, logo o índice Imob registrou uma baixa de 11,56% no mês, se descolando fortemente em relação ao Ibovespa (-1,7%). “Dessa maneira, dados das prévias operacionais das companhias acabaram ficando em segundo plano pelo mercado”, comentam os analistas do BB Investimentos.

Saiba mais sobre o setor e conheça a empresa top pick nas recomendações no Clube Acionista. Seja exclusivo, seja Acionista. VEJA AGORA.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.