José foi um personagem marcante na Bíblia, ele foi de escravo a governador do Egito. Sua sabedoria financeira deixou um legado importante para quem busca uma vida financeira equilibrada. Assim, a história do filho de Jacó se encontra no livro de Gênesis, mais precisamente do capítulo 37 até o 50.

A sabedoria financeira de José

O ponto de virada em sua vida, foi a interpretação de um sonho perturbador de Faraó (Gênesis 41). Foi dai que surgiu a expressão popular tempo de vacas gordas e tempo de vacas magras. Contudo, elas simbolizam as duas épocas vividas no Egito. Sete anos de fartura seguidos de sete anos de escassez. O plano que rendeu a ele o cargo de governador do país mais próspero da época foi poupar a quinta parte dos mantimentos nos tempos de riqueza.

Desde aquele tempo, a economia passa por ciclos e vive períodos de abundância e de recessão, mostrando a importância de uma reserva de emergência.

Portanto, quem poupa e investe consegue manter uma vida financeira equilibrada. O Egito nos ensina uma grande lição, pois ele era o único país que tinha alimentos na época da fome e os vendia para todos a sua volta, se tornando ainda mais rico. Já quem não poupa e gasta tudo que ganha pode ficar aprisionado nas dívidas, empréstimos, cheque especial e ter que se sujeitar a situações constrangedoras para sobreviver.

Por fim, é muito importante olharmos para a história de José e aprendermos com a sua sabedoria financeira. Separar uma parte do salário todos os meses para investir pode te livrar de vários transtornos relacionados ao dinheiro e te dar uma tranquilidade nesses momentos.

Quer aprender as estratégias e segredos para dominar o mundo dos investimentos? Acesse o Clube Acionista e conheça a Trilha do Investidor.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias