Entre os 10 compromissos sustentáveis da Rumo (RAIL3), está o de promover a diversidade de gênero nos processos seletivos e mapa de sucessão, além de desenvolver as pessoas continuamente. Conforme Relatório de Sustentabilidade de 2023, a empresa teve um avanço para 25,75% de mulheres em cargos de liderança; contratação de mais de 200 mulheres; e um total de mais de 1.000 colaboradoras. Além de integrar os índices ISE e ICO2 da B3, está no ranking do Índice Teva Mulheres na Liderança.

O que a Rumo faz

A empresa, há nove anos, trilha uma história de desenvolvimento e impacto positivo através de soluções logísticas que movimentam o Brasil e o mundo. A Rumo liga grandes produtores e exportadores de
commodities agrícolas (soja, farelo de soja e milho), açúcar, fertilizantes, combustíveis líquidos, papel e celulose aos principais portos nacionais: Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS).

Desafios

O ano de 2023 foi marcado por grandes desafios, mas também superação e conquistas relevantes para a Rumo. Já no início do ano, eventos climáticos desafiaram a operação, como o evento das fortes chuvas em São Carlos (SP). Por consequência, as operações paralisaram na região por uma semana, refletindo diretamente no volume do período. Além disso, a empresa enfrentou um aumento da frequência de incidentes criminosos na Baixada Santista, que prejudicaram a eficiência da circulação de trens com destino ao Porto de Santos.

Vale a pena investir na Rumo (RAIL3)?

Sim! A XP Investimentos recomenda compra e ainda tem a Rumo como a empresa preferida no setor de transportes. “O guidance de EBITDA da Rumo para 2024 de R$ 7,2-7,7 bilhões reforça nossa previsão de um ano forte e está alinhado com nossa estimativa de R$ 7,6 bilhões.”

>Áudio da teleconferência do 1T24 aqui.<

> Exclusivo Clube Acionista: Como a oferta da Vale (VALE3) pelas concessões ferroviárias impacta a Rumo (RAIL3)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte