Os REITs, ou Real Estate Investment Trusts, são empresas que possuem e operam propriedades comerciais, como por exemplo escritórios e shoppings. Assim, permitindo que investidores participem do mercado imobiliário sem comprar imóveis diretamente. Ao investir em um REIT, os investidores se tornam proprietários de parte da empresa e compartilham dos lucros gerados pelas propriedades.

De acordo com a Investo, os REITs apresentam características interessantes e as vantagens são:

Diversificação do portfólio

Essa é uma das estratégias que, inclusive, pode trazer resultados positivos no longo prazo. Afinal, ela permite diluir riscos da carteira e possibilitar melhores rentabilidades. Fazendo o investimento no mercado imobiliário dos Estados Unidos, é possível equilibrar a carteira, que ficará menos suscetível às oscilações do mercado brasileiro. 

Internacionalização da carteira

Outro ponto positivo está na possibilidade de internacionalizar seus investimentos em renda variável. O motivo para isso está no fato desses papéis estarem disponíveis para investidores no mercado norte-americano.  

É uma oportunidade para dolarizar a carteira, aproveitando eventuais altas da moeda dos EUA. 

Equilíbrio de riscos

Os REITs podem compor uma estratégia para o equilíbrio de riscos. Isso se dá porque a moeda norte-americana costuma ter uma relação inversa com a bolsa brasileira. Ou seja, quando a B3 está em baixa, é comum que o dólar aumente seu valor.  

Devido à correlação negativa, os REITs podem trazer uma maior segurança diante de crises. 

Pagamento de dividendos

Mais uma vantagem dos REITs, eles podem compor a estratégia de quem busca tornar seus investimentos uma fonte de renda passiva ou acelerar a acumulação de patrimônio, por exemplo. 

Pontos de alerta sobre os REITs

É preciso ter atenção com alguns pontos dos REITs. O primeiro deles é o fato desse investimento estar na renda variável, em que não há garantias de retorno positivo. 

Além disso, para quem se interessa em investir diretamente nessas empresas, é preciso ter conta em uma corretora no país.  São burocracias que o investidor lidará, como taxas para transferência de capital. 

Investe em REITs? Para conhecer a categoria e acessar as principais recomendações veja tudo pelo Clube Acionista por aqui.