O mercado de renda fixa enfrentou um cenário desafiador em novembro e continua neste início de dezembro. Por várias semanas consecutivas a queda dos títulos públicos acontece, refletindo as incertezas sobre a economia do país para o futuro. Fato que ganhou tração após o pacote fiscal anunciado pelo governo. Conforme dados da Anbima, enquanto papéis de curto prazo mostraram resiliência, os de vencimentos mais longos registraram quedas expressivas.
O índice IMA-B 5+, que acompanha as NTN-Bs (títulos atrelados ao IPCA) com prazos superiores a cinco anos, caiu 0,23% no mês, apesar de acumular alta de 0,17% até o dia 27 de novembro. Após o anúncio das medidas fiscais, o índice reverteu o movimento e fechou com perdas de 1,83%. “O mercado reagiu à complexidade política das medidas propostas, aumentando o risco percebido nos títulos mais longos”, explicou Marcelo Cidade, economista da Anbima.
Títulos corporativos também sentem o impacto
O efeito das incertezas fiscais não se restringiu aos títulos públicos. No segmento de debêntures, as incentivadas – com isenção de Imposto de Renda – recuaram 0,47%, segundo o índice IDA IPCA Infraestrutura. Por outro lado, papéis atrelados à taxa DI de curto prazo avançaram 0,87%, evidenciando a preferência por ativos menos sensíveis a oscilações de longo prazo.
Como os Investidores com a queda dos Títulos Públicos
Para quem investe em títulos públicos, a alternativa mais seguro é o Tesouro Selic. Por outro lado, quem busca os títulos Pré e IPCA+ a recomendação dos analista é focar no longo prazo. Afinal, ambos se desvalorizam no curto prazo caso as taxas de juros continuem subindo.
No entanto, apesar das oscilações diárias machucarem o seu patrimônio, saiba que se você esperar até o vencimento a remuneração será conforme a taxa contratada. Portanto, o prejuízo virá apenas se você precisar vender antes do vencimento.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Para saber quais são os títulos do tesouro são os mais recomendados, bem como de outros ativos, confira no Clube Acionista. Pela plataforma você pode conferir diversos relatórios reunidos em um só lugar para poder comparar o que estão sugerindo.
Enfrentar um cenário de flutuações exige informações claras e decisões bem fundamentadas. Por isso, explore nossa plataforma e veja as análises de especialistas e dados consolidados para identificar oportunidades, mesmo em momentos de volatilidade.
Acesse agora e transforme desafios em estratégias lucrativas!