IPCA: o que é e como funciona?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) é usado para observar as tendências da inflação. Portanto, refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia.

Conhecer e acompanhar os índices econômicos pode ajudar muito na hora de investir.

Para o investidor, tal dado, serve para acompanhar se o rendimento do investimento realmente está em linha com a evolução econômica – em relação ao aumento dos preços dos produtos e serviços do país -. Assim como, para estipular uma rentabilidade mínima necessária para não deixar que o futuro investimentos renda abaixo da inflação, mas sim, que ao menos esteja em linha ou supere o aumento contínuo dos preços.

Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA)

A base de cálculo do indicador é composto pelos rendimentos mensais compreendidos entre 1 (um) e 40 (quarenta) salários mínimos da população que residem nas seguintes regiões urbanas:

Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e municípios de Goiânia., Campo Grande, Rio Branco, São Luis e Aracaju.

O índice é calculado pelo IBGE, com dados entre o primeiro e o último dia de cada mês de referência, sendo divulgado entre os dias cinco e doze do mês seguinte.

O peso de cada dado que compõe o índice IPCA é atualizado com base nos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) – realizada a cada 5 (cinco) anos- .

Composição do IPCA:

GRUPO%
Alimentação e Bebidas23,12
Transporte20,54
Habitação 14,62
Saúde e cuidados pessoais 11,09
Despesas pessoais9,94
Vestuário6,67
Comunicação4,96
Artigos de residência4,69
Educação4,37

Conforme a composição, observa-se que os grupos “alimentação e bebida” e “transporte” são o que possuem maior relevância no índice com praticamente 44% do IPCA.

Como o índice é responsável por monitorar a evolução do custo de vida da maioria das famílias brasileiras, sendo um indicador geral de inflação, o Conselho Monetário Nacional (CMN) utiliza o IPCA como o indicador oficial de inflação. Portanto, é a referência para a meta de inflação que deve ser seguida e ajustada pelo Banco Central.

Acompanhar os indicadores econômico e compreender sua importância ajuda a escolher o melhor investimento. Pois um rendimento que esteja valorizando acima da inflação é garantia de que seu dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.

Acompanhe o desempenho dos principais índices econômicos, por aqui.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos