Com a posse de Donald Trump para seu segundo mandato nos Estados Unidos em janeiro de 2025, o mercado está atento às primeiras ações que podem moldar os próximos quatro anos. Conforme o Morgan Stanley, a casa realizou as recomendações para 2025 analisando possíveis medidas e quais as áreas estratégicas que merecem atenção especial: energia, defesa e tecnologia.

Promessas e pressões econômicas

Trump sinalizou políticas protecionistas, como tarifas de 60% sobre importações chinesas e de 10% a 20% para outros países. Essas medidas, conforme o Morgan Stanley, podem aumentar a inflação e desacelerar o PIB americano. Se combinadas com restrições à imigração, os impactos sobre o crescimento econômico podem ser ainda mais pronunciados.

Ao mesmo tempo, cortes de impostos e desregulamentação prometem impulsionar o mercado, mas o aumento da dívida e do déficit fiscal pode criar obstáculos a médio prazo. “Altos custos de dívida e juros podem limitar o crescimento”, alertam Monica Guerra e Daniel Kohen, autores do relatório.

Recomendações para 2025

O mercado financeiro reagiu positivamente à vitória republicana, mas o Morgan Stanley alerta para uma possível decepção caso medidas como desregulamentação ambiental e cortes de impostos não avancem rapidamente.

O setor de energia tradicional pode se beneficiar do apoio à desregulamentação, mas a incerteza no mercado de petróleo persiste devido a potenciais excessos de oferta e enfraquecimento da demanda chinesa. Por outro lado, o gás natural tem melhores perspectivas, impulsionado pela demanda europeia e pelo uso crescente em tecnologias emergentes.

No setor de defesa, espera-se um aumento dos gastos em meio a tensões geopolíticas, com destaque para avanços em cibersegurança, inteligência artificial e drones, favorecendo empresas especializadas.

Oportunidades no setor de tecnologia

A tecnologia deve apresentar cenários variados. Criptomoedas e inteligência artificial podem ganhar força com o apoio governamental, enquanto setores como mídia social enfrentam maior regulação.

Como investidores podem agir? Observando o consenso dos analistas no Clube Acionista do mercado global, a primeira sugestão em momentos de incertezas envolve diversificar entre categorias. Portanto, explore oportunidades em energia tradicional, gás natural e empresas focadas em tecnologia emergente.

Fique atento aos acontecimentos do mercado e nas listas que são constantemente atualizadas pela plataforma. Assim, você se mantém informado e ajustando a sua carteira conforme as projeções.

Dessa forma, acesse as recomendações globais e tenha análises detalhadas, relatórios de especialistas e consenso de mercado. Decida com confiança e maximize seus resultados!

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%