Olá! Durante o mês de outubro é realizada a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa e, por isso, este será nosso tema da semana.

O processo do diagnóstico é um misto de situações que nos fazem pensar sobre muitas coisas, mas vou focar no contexto das finanças que é o nosso pano de fundo por aqui. No entanto, o aspecto precoce do reconhecimento da doença é um elemento importante e isso só é possível a partir do olhar diário e atento sobre o nosso corpo, faça sempre o toque das mamas durante o banho como uma prática cotidiana.

Quando o diagnóstico é positivo, a organização financeira é algo que pode deixar a paciente com mais segurança em todo o processo, afinal sempre pensamos nos custos dos tratamentos e em como vamos lidar tudo ao mesmo tempo.

Algumas ações que auxiliam a condução da vida financeira

Listo a seguir algumas ações que podem auxiliar nos momentos confusos e complexos que envolvem as finanças pessoais e o diagnóstico de câncer de mama:

  1. Peça ajuda para a condução do processo, pensar que estamos sozinhas só deixa o desespero e o medo ficarem maior;
  2. O acompanhamento psicológico é fundamental e para isso há iniciativas que auxiliam mulheres como por exemplo o Instituto protea;
  3. O financiamento coletivo, as conhecidas vaquinhas, também se caracterizam como uma possibilidade de arrecadar recursos para custear atividades do tratamento;
  4. A redução dos custos/despesas é algo que precisa ser pensado em conjunto com todas as pessoas envolvidas na vida da paciente;
  5. O tratamento é uma fase, uma etapa, concentrar-se nos aspectos positivos é o que possibilita realizar boas escolhas financeiras.

O conhecimento é a principal ferramenta para identificarmos os caminhos que deverão ser percorridos. Somado a ele, temos as redes de apoio que são pessoas que nos possibilitam momentos de alegrias (lembre-se nas inúmeras atividades que conversamos por aqui que podem ser feitas com baixo custo) e nos demonstram amor.

O câncer de mama tem cura!

Informe-se, toque-se!

Até breve!

Leia também:

Depois de enfrentar o diagnóstico de câncer de mama, hora de ter disciplina e ir à luta

A retomada da rotina profissional depois do câncer de mama

Outubro Rosa: investindo na solidariedade!

Não é só sobre Governança nem ESG. É sobre Vida!

Mulheres em Ação abraça o Outubro Rosa: 73 mil casos de câncer de mama estimados para 2023

Rede de apoio:

https://femama.org.br/

https://peitoaberto.org.br

https://www.gov.br/inca

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte