Confunde-se muito que a renda fixa é algo só para pessoas com perfil conservador. O desejo por menor risco não pode ser vinculado à, exclusivamente, um único perfil apenas por atender expectativas de risco e retorno inferiores à outras categorias. Lembramos que o dinheiro, na finalidade de investimento, deve ser bem aplicado e gerido para trazer bons rendimentos (lucros), independentemente, do perfil de investimento de cada pessoa. Mas aí entra a questão: então para que serve cada perfil se tudo é para todos? A resposta mais objetiva vem da relação risco e retorno. O perfil vai colaborar para definir quanto em percentual (%) você vai distribuir para cada modalidade de investimentos. Desta forma, cada pessoa terá a sua distribuição específica que atenda uma boa relação entre retorno desejável e risco assumido para atingir o objetivo. É claro que todos queremos o máximo de retorno possível, mas nem todos estão dispostos às consequências para ir em busca deste máximo retorno. Então o equilíbrio está nesta proporção onde a renda fixa cumpre um importante papel para suavizar os riscos de cada carteira para proporcionar lucros extraordinários. Para quem ainda não conhece, a modalidade da renda fixa permite que você já saiba as regras de rentabilidade. Ou seja, você saberá como o título irá render, a data de vencimento, as condições de liquidez, o valor mínimo para aplicar e a noção aproximada do quanto terá de lucro na data do vencimento. Para ajudar você a encontrar as principais recomendações desta modalidade, oferecemos na categoria Renda Fixa, diversos relatórios com muitas oportunidades e recomendações para o atual momento conforme as principais instituições e analistas do país. O mundo da renda fixa é vasto, com oportunidades entre os títulos públicos e privados. Mas fique atento! Uma importante dica na hora de escolher onde investir é saber qual é a liquidez do produto. Títulos de renda fixa podem ser ótimos, mas é sempre importante ficar atento para os prazos de resgate. Alguns títulos de renda fixa você pode movimentar diariamente (liquidez diária), ou seja, resgatar a grana antes da data do vencimento. Este é um título interessante para quem está montando uma reserva de emergência. Há também outros títulos que atendem a critérios em que você só pode retirar na data de vencimento (baixa liquidez), estes podem oferecer rendimentos mais atrativos, contudo demandando uma atenção especial para que seja investido um dinheiro que você possa deixar parado por algum tempo.

Lucros Extraordinários na Renda Fixa

Estamos a mais de 20 anos neste mercado e acompanhando TUDO o que está acontecendo, essa bagagem é carregada por poucos e com ela carregamos a missão de levar à você as melhores fontes do mercado, bem como, a possibilidade de comparar a opinião entre os especialistas. A modalidade da renda fixa é muito cobiçada em épocas de altas taxas de juros e os principais produtos do entorno são: CDBs, Poupança, LCI, LCA e outro parecidos. Recentemente os títulos do Tesouro Direto também começaram a chamar mais a atenção, contudo, oportunidades no entorno deste mercado são amplas e você pode buscar por bons retornos até mesmo com a finalidade de receita recorrente. Isso mesmo, você pode organizar uma carteira para receber juros ao longo dos meses. Neste sentindo, comece a buscar por “títulos que pagam cupons”. Basicamente são títulos de renda fixa (privados ou públicos) que conforme as regras de distribuição de cada produto pagam os juros (rendimentos) ao longo do ano. Como exemplo básico, abaixo citaremos alguns produtos oferecidos pelo Tesouro Direto que pagam cupons semestrais em épocas diferentes, veja: Prefixado
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTNF): Janeiro e Julho
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2023 (NTNF): Janeiro e Julho
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025 (NTNF): Janeiro e Julho
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027 (NTNF): Janeiro e Julho
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2029 (NTNF): Janeiro e Julho
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031 (NTNF): Janeiro e Julho
Híbridos (Pós Fixado + Préfixado)
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2024 (NTNB): Fevereiro e Agosto
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (NTNB): Fevereiro e Agosto
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2030 (NTNB): Fevereiro e Agosto
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040 (NTNB): Fevereiro e Agosto
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTNB): Fevereiro e Agosto
+
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTNB): Maio e Novembro
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2045 (NTNB): Maio e Novembro
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 (NTNB): Maio e Novembro
A referência dos produtos mostra que é possível, através de poucos ativos, montar uma carteira com a finalidade de rendimentos constantes via renda fixa entre diferentes oportunidades. Apenas como exemplo, os títulos atrelados ao IPCA estão chamando a atenção por serem considerados investimento de “lucro real”, pois ele rende uma taxa fixa mais a variação do IPCA, conforme dados do Banco Central do dia 22/12/2021 está em 10,74% na variação dos últimos 12 meses. Neste sentindo, na hora de construir uma carteira para lucros extraordinários, busque por taxas competitivas que superem as modalidades mais seguras. Pois se na renda fixa (via tesouro direto, considerado o mais seguro do país) você já possui níveis consideráveis de rendimento, outros títulos da mesma categoria e/ou renda variável precisam oferecer prêmios de retorno ainda melhores.

Investir em renda fixa

Algumas alocações especificamente para renda fixa conforme o perfil de cada pessoa:

Conservadora: 30% a 40% em renda fixa

Moderada: 20% a 40% em renda fixa

Agressiva: 20% a 30% em renda fixa

O dinheiro aplicado não pode sufocar o seu orçamento, portanto, reserve uma parcela por mês para executar seus investimentos sem que tenha que abrir mão de muitas necessidades. Independentemente do valor, a distribuição deve estrar dentro de seu perfil. A diversificação é a melhor forma de ter os melhores rendimentos com o equilíbrio necessário para controlar os riscos e proteger o patrimônio. Ela pode ser feita tanto através de diferentes tipos de ativos, como por prazos (liquidez). Assim, uma carteira pode ser montada atribuindo objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. O mundo está mudando e com ele as diferentes oportunidades aparecem. Em nosso ambiente Mulheres em Ação, você encontrará diversas visões inspiradoras de profissionais que aproveitaram os momentos e souberam dentro de suas capacidades se encontrar no mercado. Como diz Camila Farani “o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução”. Portanto, quer começar a investir? Quer aprender? Quer avançar em seus conhecimentos? Quer ousar mais? Então leia diversos materiais, compare-os e decida dentro de suas possibilidades. Investir é para qualquer pessoa, por isso, Juliana Barbosa, nossa colunista especial está com um Curso exclusivo no Clube Acionista para ajudar você a encontrar a melhor forma de investir dentro das suas prioridades. Você só precisa ter a iniciativa e se aproximar de quem oferece a maior variedade de conhecimento para que tenha o melhor dos benefícios: LIBERDADE DE ESCOLHA.
Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis