Com uma queda de aproximadamente 6% no acumulado de 2024, a Bolsa Brasileira enfrenta um desempenho abaixo de índices globais. Como por exemplo, o S&P 500 e o Stoxx 600. Conforme o atual patamar do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, que iniciou o ano aos 132 mil pontos e agora está na faixa dos 124 mil pontos.
Esse cenário se destaca como um dos piores entre os principais mercados globais. Com fluxo estrangeiro também em uma tendência negativa, ou seja, com dinheiro saindo do país e pressionando o câmbio.
Contudo, apesar das dificuldades enfrentadas pelo mercado brasileiro, Luis Stuhlberger, sócio e gestor da Verde Asset, em um evento da Hedge Investments em São Paulo, sugere que o momento pode representar uma “oportunidade de compra”. Muito em linha com diversos analistas que contribuem para o Clube Acionista e divulgam suas estimativas pelas carteiras recomendadas.
No entanto, o forte movimento de saída do investidor internacional, que já totaliza R$ 24 bilhões em 2024, acende o alerta dos especialistas. Considerando que são eles, historicamente, quem compram durante períodos de baixa.
Bolsa Brasileira em uma situação favorável?
Apesar das incertezas e dos desafios enfrentados pelo mercado, a Verde Asset destacou em uma carta aos cotistas um contexto positivo para a performance dos ativos brasileiros. Fatores como inflação controlada e as perspectivas de crescimento econômico podem oferecer potenciais para ganhos no futuro. Conforme a carta, a gestora mantém suas alocações na bolsa brasileira e em juros reais. Além disso, sinalizando a possibilidade de uma pequena parcela em títulos prefixados, aguardando uma possível redução das taxas de juros.
Portanto, diante desse cenário, os investidores podem considerar seguir acompanhando as analistas de diversos analistas em um só lugar pelo Clube Acionista. E usar das informações para avaliar suas carteiras de investimentos.
Ao aproveitar uma possível entrada na bolsa brasileira, ou aumento de posição, considere pode oferecer diversificar a carteira e manter-se atento às oportunidades que surgem em momentos de desvalorização. Assim, você usa de uma estratégia que busca maximizar os ganhos no futuro.
Quer saber quais as recomendações para investir? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.