Conforme o cenário semanal da renda fixa, investidores atentos estão buscando oportunidades em meio à volatilidade. Na última semana, os prêmios dos títulos do Tesouro Direto atingiram patamares interessantes, em linha com as oscilações dos juros futuros que chegaram a precificar uma Selic terminal na na faixa de 10,50 a 10,25%. Ou seja, com juros DIs oscilando entre 10,21% a 10,47% na curva.

O mercado local continua com sua correlação positiva com as Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA), impactando renda fixa e renda variável. A dúvida paira sobre os rumos da política monetária, pois a postergação do ciclo de corte nos EUA poderá impactar nas decisões sobre os nossos juros locais.

Dessa forma, a expectativa do mercado é de um corte de 0,25 pontos percentuais na Selic na próxima reunião (08 de maio) e não mais os 0,50. Além disso, algumas projeções apontam para uma taxa terminal em torno de 10,25% para o final de 2024. Assim, influenciando os movimentos nos mercados com investidores ajustando suas posições.

Estratégias para Navegar na Complexidade das Curvas da Renda Fixa

Diante desse cenário, os investidores devem adotar uma abordagem equilibrada observando o aumento dos rendimentos do Tesouro Direto. Chama a atenção o título IPCA+ 2029 com taxa de 6,11% acima de outros títulos com vencimentos mais distantes. Conforme a composição da sua carteira e o seu perfil de investidor (conseguindo respeitar o médio/longo prazo ou até carregar até o vencimento), o título está com um janela interessante para alocação.

A diversificação entre diferentes prazos, indexadores e emissores pode ajudar a mitigar o risco e capturar oportunidades em diferentes cenários econômicos. Quem está seguindo as recomendações dos FIIs e as sugestões dos FIPs e Infras, deve ter notado que os FIIs de papel e o fundos de infraestrutura conseguiram apresentar estabilidade de preços. No caso dos infras, dê uma olhada no BDIF11, talvez possa interessar.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Dessa forma, observando o momento, parece que estamos em uma janela de alocações e não de realizações. Isto é, o mercado está propício para investir (iniciar ou reforçar posição) e não para vender (colocar o lucro no bolso), seja na renda fixa como na renda variável. Por isso, interpretamos o movimento de pessimismo como oportunidade para entrar nos ativos, seja via Tesouro Direto (parece interessantes os prazos médios IPCA+), os TOP 5 FIIs de papéis do consenso de Clube, bem como os primeiros 4 mais sugeridos da categoria FIPs e Infras.

Seja paciente e aproveite estes momentos para aumentar os aportes nos investimentos. Transformando a volatilidade em oportunidades de crescimento e prosperidade financeira a longo prazo.

Rendimento dos títulos do Tesouro Direto

Fonte: Tesouro Direto no dia 29/04/2024

Temas que estarão em destaque nesta semana

A temporada de balanços trimestrais continua no mercado internacional e ganhará força nesta semana aqui no Brasil (praticamente todas as empresas da Bolsa divulgarão seus números nas próximas duas semanas). Além disso, a reunião de política monetária do Fed, marcada para quarta-feira (01), promete trazer insights importantes sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos. Espera-se uma manutenção das taxas acompanhada de comentários cautelosos por parte do presidente Jerome Powell, em meio aos dados robustos de inflação e atividade econômica.

No Brasil, além da temporada de resultados que ganhará volume nos próximos dias, uma série de indicadores econômicos serão divulgados. Nos destaque estarão os números relacionados ao mercado de trabalho, produção industrial e desempenho fiscal do governo central.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Diante desse cenário dinâmico, os investidores devem permanecer atentos e flexíveis, ajustando suas estratégias conforme novas informações e eventos se desdobram. A volatilidade pode criar oportunidades para aqueles que estão preparados para agir com rapidez. A diversificação da carteira, com alocações em diferentes classes de ativos, pode ajudar a mitigar os riscos e capturar possíveis ganhos em meio à incerteza.

Quer saber quais as recomendações para investir na renda fixa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.