Entre os investidores brasileiros, um perfil que chama atenção é o dos que destinam mais da metade de seu patrimônio aos fundos imobiliários (FIIs). Conforme um levantamento recente da B3, os investidores do país concentram seus recursos majoritariamente em FIIs. Categoria que se destaca pelos rendimentos mensais e consistentes oferecidos pelos fundos.
O interesse desse grupo de investidores em FIIs não impede uma diversificação em outras aplicações. Além dos fundos imobiliários, muitos investem em ações (28%), Certificados de Depósito Bancário – CDB (24%) e Tesouro Direto (8%). Para esse perfil, as principais motivações de investimento incluem a segurança para o futuro e a aposentadoria (32%), a busca pela independência financeira (25%) e o desejo de aumentar o patrimônio (13%).
Quando se trata de escolher onde investir, a rentabilidade destaca-se como o principal critério, mencionado por 58% desses investidores. Em seguida, surgem os objetivos de reduzir riscos (16%) e buscar estabilidade (15%), reforçando a busca por segurança financeira.
Como investidores brasileiros acompanham seus investimentos?
O perfil que foca em FIIs também demonstra alto grau de acompanhamento de suas carteiras. Considerando que 56% monitoram seus investimentos diariamente, enquanto 30% revisam a performance semanalmente.
Conforme divulgado pela B3, o grupo de investidores é predominantemente masculino (75%) e tem, em média, 38 anos, com renda média de R$ 5.436. A maioria trabalha com carteira assinada ou de forma autônoma, totalizando 57% dos investidores desse perfil.
Se você investe na Bolsa ou deseja começar a encontrar melhores oportunidades saiba que é essencial acompanhar as recomendações de analistas. Ao monitorar diferentes opiniões sua chance de fortalecer seus investimentos aumenta, bem como o seu poder de decisão.
Por isso, acesse o Clube Acionista, na plataforma integramos dados e análises de fontes externas em um só lugar. Além disso, oferecemos listas de recomendações conforme o consenso, como ações, FIIs e outras categorias.
Encontrar boas oportunidades pode ser muito mais fácil.