O forte rally dos últimos pregões não muda a tendência

Tempo de leitura: ‍

Nova semana, com vencimento do Índice Futuro e de Opções de Ações. Uma pergunta vem “atormentando” as análises publicadas dia após dia nos últimos pregões. O forte rally iniciado, no exterior, em junho e no Ibovespa, a partir da metade de julho, é um grande repique ou é o início de um novo período “Bullish”.

As análises e as projeções econômicas, além de resultados corporativos melhores do que as previsões influenciaram nesses movimentos quer seja no exterior ou no Ibovespa. A incerteza em uma troca de tendência de “Bearish” para “Bullish” perdurará tanto no exterior quanto na Bolsa local. Opino, pondero, que houve e há uma exuberância nos movimentos recentes. A reversão ou o repique vieram com alta volatilidade e o “Efeito Gangorra”.

O vencimento do Índice Futuro, em 17 de agosto, afeta, mesmo que momentaneamente, o comportamento da pontuação do IB na vizinhança da mudança do Índice. A antecipação “forçada” na distribuição de dividendos em empresas estatais e um possível “Short squeeze” (*) abrangendo empresas que tiveram nos últimos meses quedas acentuadas e poderiam estar afetando sobremaneira a movimentação no IB. 

(*) é um termo do mercado financeiro que se refere à subida repentina de um ativo, provocando a liquidação de posições vendidas, ou seja, que apostavam na queda.

Ao superar os 107, o IB contornou um marco a ser vencido e apresentou, em 8 de agosto, um aumento substancial do volume. Ademais, o avanço do IB foi ancorado em um claro RODÍZIO DE CARTEIRAS. Os mercados no exterior seguirão firmes e garantirão, no curto prazo, uma constante reversão na pontuação do Ibovespa?

A Análise Técnica (AT), no curto prazo, garantia a indicação de uma faixa que se enquadrava em 96.000 – 107.000 para o Ibovespa. E a nova faixa, após essa evolução superar os 107 no IB, aponta para o intervalo 103.000 – 115.000, que com certeza garantiria uma mudança da tendência de baixa.

E o dólar futuro mudou para “baixo”? A anterior faixa R$5.050 – R$5.550, baseado na AT, que estava no radar… mudará?

A principal tendência para o IB deixará o “Bearish” e rumará para “Bullish”? A resposta dependerá, após o vencimento do Índice Futuro, em 17 de agosto, dos principais mercados mundiais que tiveram uma recuperação forte. Todavia, há ainda, uma tremenda pressão sobre esses mercados, pois existe o envolvimento grande de aspectos econômicos, principalmente, os aspectos inflacionários. Alertamos sempre… cautela máxima… ATENÇÃO SUPER REDOBRADA!

Descubra as recomendações da série IMA e ganhe dinheiro com as oscilações do mercado, seja de alta ou baixa! Conheça por aqui.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Aldo Moraes

Aldo Moraes

Matemático pela UFF, Administrador de Carteiras - CVM, experiência 35 anos gestão financeira com ênfase, tanto fundamentalista quanto técnica. Cursos em Economia Matemática (Impa), Derivativos (FGV) e Governança Corporativa (University of Chicago).
Picture of Aldo Moraes

Aldo Moraes

Matemático pela UFF, Administrador de Carteiras - CVM, experiência 35 anos gestão financeira com ênfase, tanto fundamentalista quanto técnica. Cursos em Economia Matemática (Impa), Derivativos (FGV) e Governança Corporativa (University of Chicago).

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

FIIs de papéis: três top picks nas recomendações, vale a pena?

Como já publicamos aqui, o fim de 2023 foi de um otimismo estratosférico que adentrou janeiro, no entanto, o Ibovespa não empolgou no primeiro trimestre de 2024. O índice da bolsa brasileira fechou em março com leve queda de -0,71%. Já o Ifix registrou alta de 1,43%, aos 3408,15 pontos,

Ranking Bull Market: O Top10 das ações mais valorizadas

O Bull Market é um ranking gratuito para identificar as Top 10 empresas mais valorizadas desde suas mínimas. Dessa forma, consideramos o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Em suma, Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores.

FIPs e Fundos de Infraestrutura ficaram caros: se investiu, mantém

Muita calma nessa hora! Se você investiu mês passado nos Fundos de Infraestrutura, ótimo, está colhendo os frutos. Mas como se sabe o mercado pode ser uma caixinha de surpresa.  Então, o alerta do Acionista é: ficou caro, se você seguiu as sugestões no passado já deve estar colhendo os

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.