Ao todo, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet. Houve expansão de 40% no número de usuários. Assim, o Brasil chegou à marca de 41 milhões de adeptos ao comércio eletrônico. Entre os consumidores, 58% são os chamados heavy users, que fazem mais de quatro compras no semestre. Destes, 20% realizaram mais de dez pedidos nesse intervalo. Nos mesmos meses de 2019, os compradores frequentes representavam 53%.
O pico das compras online ocorreu no auge das restrições de circulação nas cidades brasileiras para a contenção da covid-19, entre os dias 05 de abril e 28 de junho. Nesse recorte de tempo, houve 70% de aumento no faturamento.
Os varejistas de marketplaces tiveram participação de 78% no faturamento total do e-commerce. De acordo com a Ebit Nielsen, R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são desses ambientes online, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.
Apesar do Sudeste e do Sul ainda continuarem como os principais mercados para as vendas online no Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentaram um crescimento significativo no primeiro semestre. O Nordeste teve uma variação de faturamento de 107% no comparativo com o mesmo período de 2019, 18% de importância nos números totais do país. Já a região Norte, apresentou alta de 93% nas vendas online, 7% de participação no total de vendas do País.
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