A Natura (NTCO3) é referência brasileira no ramo dos produtos de beleza e perfumaria. Mas vai além, a empresa preza pelo bem-estar dos colaboradores, eliminando diferenças salariais por gênero,
adotando o living wage em todas as relações de trabalho e na busca pela diversidade, mantém
mais de 50% de mulheres na liderança. Também integra o ranking do Índice Teva de Mulheres na Liderança com seu Conselho de Administração possuindo um terço das mulheres em sua composição, dois membros são estrangeiros e nenhum dos conselheiros é executivo da Companhia.

Consultoras de beleza

É um fomento a um poderoso ecossistema que apoia o empreendedorismo e a geração de renda e promove independência financeira, melhorando a qualidade de vida das mulheres.

Os direitos das mulheres são direitos humanos

No âmbito da venda direta, em particular em um setor predominantemente composto por mulheres que geralmente estão em contato com estranhos, vários riscos relacionados com os direitos humanos podem surgir, incluindo questões de segurança, violência e controle coercitivo.

Para se discutir esses riscos e melhorar o compromisso com os direitos das mulheres e os direitos humanos, a Natura realiza parcerias com consultores externos para conduzir uma avaliação abrangente que inclui:

  • Benchmarking com empresas concorrentes para identificarmos as melhores práticas e áreas de melhoria.
  • Avaliação dos atuais controles comerciais e mecanismos de due diligence.
  • Fornecimento de recomendações para fortalecermos os esforços de due diligence orientados pelo negócio.

Programa Acolher

Estruturado em 2010 para premiar e reconhecer consultoras que possuem projetos sociais consolidados, em 2021 a ação expandiu seu potencial de geração de impacto ao passar a impulsionar Consultoras de Beleza como novas lideranças comunitárias por meio de uma Jornada Educativa em Mobilização Social. Em 2023, reconheceram 45 Consultoras e Consultores de Beleza, entre eles: 43 são mulheres e 28 pessoas se declaram pretas ou pardas. O programa é financiado com recursos provenientes de uma porcentagem das vendas do Natura Friday.

Programa Recomeça

Programa que destina vagas em processos de contratação ligados a Natura &Co para mulheres em situação de vulnerabilidade social decorrente de violência doméstica e familiar que tenham sido
acolhidas em programas públicos ou pelo programa Acolhe. Um piloto foi oficializado no Centro de Distribuição no município de Simões Filho (BA), no Brasil, em parceria com a operadora
logística TPC e a prefeitura local.

Envolvimento

A Natura é signatária dos Princípios do Empoderamento Feminino, documento da ONU que aborda a equidade de gênero nas atividades sociais para o fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios e a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças. Também faz parte de outra iniciativa da ONU, a Coalizão pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas da Unstereotype Alliance. Uma plataforma que busca erradicar estereótipos de gênero em todos os conteúdos de mídia e
publicidade. Ainda integra grupos que se dedicam ao debate do tema no Brasil, como o Movimento Mulher 360, iniciativa empresarial pelo desenvolvimento econômico feminino.

Destaques ESG

  1. Define metas baseadas na ciência para os escopos 1, 2 e 3, no âmbito de jornada net zero, com foco em uma redução absoluta de 42% até 2030
  2. Garante a igualdade salarial entre mulheres e homens
  3. Atingiu 100% na meta de salário digno para os colaboradores em mais de 53 países
  4. Chegou a 86,2% de embalagens recicláveis, reutilizáveis e compostáveis
  5. Superou a marca de 10,1 mil famílias impactadas positivamente pelo programa Natura Amazônia
  6. Anunciou a incorporação do conceito de Regeneração à estratégia da Natura
  7. Realiza uma avaliação-piloto regenerativa em seis ingredientes Natura &Co, com base nas premissas da Union for Ethical BioTrade (UEBT)
  8. IP&L: a metodologia IP&L (Integrated Profit & Loss) determinou que, para cada R$ 1 de receita, os negócios da Natura, incluindo as operações integradas com a Avon América Latina em 2023, resultaram em R$ 2,7 de impacto socioambiental positivo
  9. Participação ativa de Natura &Co na COP28 e Semana do Clima em Nova York

Vale a pena investir na Natura?

A decisão de investir na Natura (NTCO3) depende de vários fatores, como a análise da situação financeira da empresa, a recomendação de analistas e os riscos envolvidos: 

  • Em fevereiro de 2024, o Citi, a XP e o BBI recomendavam a compra das ações da Natura, com preços-alvo de R$ 21, R$ 20 e R$ 23, respectivamente. 
  • No entanto, em agosto de 2024, a Natura reportou um prejuízo de R$ 859 milhões no segundo trimestre, o que foi 17,4% maior que o mesmo período do ano anterior. 
  • A Natura está passando por um processo de reestruturação, que inclui a integração com a Avon na América Latina. 
  • O Citi considera que a integração da Avon pode trazer contratempos, e que os custos da transformação da empresa podem ser maiores do que o esperado. 
  • A Empiricus Research também expressou decepção com as aquisições recentes da Natura, como a Avon e a The Body Shop. 

(Fonte: Relatório Integrado 2023 Natura; AI Generativa Gemini)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte