O monopólio está diretamente ligado ao mercado vendedor e está presente em diversas circunstâncias, como na presença de uma única empresa atuante em determinado mercado, inexistência de substituição seja para um bem, produção ou serviço e entre outras.

Geralmente, um mercado monopolista proporciona elevadas barreiras de entrada para novas empresas em decorrência dos seguintes fatores:

  • Controle de insumo
  • Recursos escassos
  • Economia em escala

Além destes, o custo elevado de instalação é outro possível limitador de entrada de novas empresas, em vias de lentidão nas questões burocráticas e elevada demanda financeira para iniciar os processos.

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Monopólio

Veja outros exemplos de barreiras de entrada:

Lealdade de marca, isto é, na visão de produto há o sentimento associado ao negócio no longo prazo.

Restrição Governamental: envolve as patentes e contas protecionistas

Acesso aos canais de distribuição: Em muitas ocasiões, as empresas exigem exclusividade dos seus distribuidores

Economia em escala: Diversas empresas que pretendem entrar em um determinado mercado não possuem os recursos nem o conhecimento para entrar de forma mais profunda no ramo, portanto, a fim sofrem para igualar os custos fixos de produção das empresas que já estão atuando no mercado.

Competições

A quantidade de poder de monopólio que a empresa exerce depende do seu sucesso na diferenciação do produto em relação às demais empresas.

Como o produto da empresa monopolisticamente competitiva difere de outros concorrentes, sua curva de demanda é descendente que limita a entrada de outros competidores. Trata-se da curva da demanda da empresa, e não da curva de demanda do mercado. Ou seja, a capacidade de maximizar lucros encontra-se no ponto entre a receita marginal e o custo marginal que corresponde na otimização de quantidade.

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